Aluno de 6 anos de Londrina é destaque em Concurso de Desenho da Fundação Japão

Mateus Kenji Oshiro Feijó, de apenas 6 anos, conquistou um lugar de destaque no tradicional Concurso de Desenho da Fundação Japão, cujo tema deste ano foi “Minha palavra japonesa favorita”. O estudante da Escola Megumi de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada em Londrina (PR), impressionou o júri com seu desenho intitulado “Sensuikan”, que significa “submarino” em japonês.

O concurso, que visa promover o intercâmbio cultural e incentivar o aprendizado da língua japonesa, contou com a participação de 1.362 alunos do ensino fundamental e médio de diversas regiões do Brasil. Estudantes de 39 escolas públicas e privadas de estados como Amazonas, Distrito Federal, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo submeteram seus trabalhos, que foram criados a partir de pesquisas sobre a cultura japonesa por meio de fontes como internet, livros, filmes e vídeos.

O desenho de Mateus, junto com os de outros 11 premiados, será destaque no calendário virtual de 2025 da Fundação Japão. A seleção reforça o interesse crescente pela cultura japonesa no Brasil, além de destacar a dedicação e talento de jovens que, como Mateus, se aventuram no aprendizado da língua e cultura nipônicas desde cedo.

A competição não apenas celebra a criatividade dos estudantes, mas também oferece uma oportunidade para que eles possam expressar, de maneira artística, seu interesse e admiração por um aspecto específico da língua japonesa. A escolha da palavra “Sensuikan” por Mateus reflete não só sua capacidade artística, mas também sua curiosidade sobre o mundo tecnológico e as tradições japonesas, já que o Japão é conhecido por sua relação com a tecnologia e a inovação.

Com uma participação significativa de alunos de todo o Brasil, o concurso reafirma a importância da educação multicultural e o impacto positivo de iniciativas que promovem a troca de conhecimentos entre diferentes nações. O sucesso de Mateus serve de exemplo para outros jovens, inspirando-os a explorar e valorizar culturas além das fronteiras brasileiras.

Este tipo de reconhecimento em nível nacional não só valoriza o talento individual dos estudantes, mas também coloca em evidência a relevância de programas que estimulam o contato com línguas estrangeiras e promovem o desenvolvimento criativo e cognitivo das crianças.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464