20 de setembro de 2024

Aluna da faculdade SESI de educação conquista bolsa de iniciação científica na FAPESP

A educação é um campo em constante transformação, e iniciativas que visam compreender e melhorar o ambiente escolar são cada vez mais necessárias. Neste contexto, a estudante Thalita Alves Dias, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas na Faculdade SESI de Educação, destacou-se ao conquistar uma prestigiosa bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Seu projeto de pesquisa, intitulado “Clima escolar e preconceito de gênero e sexualidade”, tem como objetivo investigar a relação entre a degradação do ambiente escolar e o aumento da intolerância relacionada a gênero e sexualidade entre estudantes do ensino médio.

O clima escolar é um fator crucial no desenvolvimento dos alunos e na formação de suas identidades. A pesquisa de Thalita surge da necessidade de entender como a qualidade do ambiente onde os jovens se educam pode impactar suas interações e, consequentemente, suas perspectivas sobre questões de gênero e sexualidade. Estudos anteriores já indicaram que ambientes hostis podem levar a um aumento de comportamentos discriminatórios e à perpetuação de estereótipos prejudiciais.

O projeto de Thalita visa identificar os principais fatores que contribuem para um clima escolar negativo e explorar como esses fatores se correlacionam com manifestações de preconceito entre os estudantes. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa incluirá entrevistas, questionários e grupos focais com alunos e educadores de diferentes instituições de ensino. Ao mapear essas relações, Thalita espera propor estratégias que possam ser implementadas nas escolas para promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso.

A escolha do tema não poderia ser mais pertinente. Em um momento onde discussões sobre diversidade, inclusão e respeito às diferenças se tornaram centrais na sociedade, a pesquisa de Thalita se alinha com as demandas contemporâneas por um espaço escolar que valorize a pluralidade. Com a colaboração da FAPESP, que não apenas financia a pesquisa, mas também a contextualiza dentro de um panorama acadêmico mais amplo, Thalita terá a chance de contribuir com dados e análises que podem influenciar políticas educacionais e práticas pedagógicas.

A conquista da bolsa de iniciação científica pela estudante Thalita Alves Dias é um reflexo da dedicação e do compromisso com a educação e os direitos humanos. Sua pesquisa promete abrir novas janelas de compreensão sobre como o clima escolar pode impactar a formação de jovens cidadãos e como a escola pode ser um espaço de inclusão e respeito. O resultado deste trabalho não só beneficiará a comunidade acadêmica, mas também poderá servir de referência para a implementação de políticas efetivas que promovam um ambiente educacional mais justo e equalitário. A jornada de Thalita é um incentivo para que outros estudantes se engajem em pesquisas que abordem temas relevantes e transformadores.

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