21 de setembro de 2024

Contador aponta três erros que investidores devem evitar na hora de pagar impostos

Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre de 2024, o investimento das pessoas físicas foi 61% maior que no mesmo período do ano passado

O número de investidores no Brasil tem crescido e, com isso, aumentam as responsabilidades tributárias. Entretanto, nem todo mundo que se aventura no universo dos investimentos conhece ou entende as especificidades dos impostos. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre de 2024, o investimento das pessoas físicas foi 61% maior que no mesmo período do ano passado. O volume chegou a R$ 6,8 trilhões, de modo específico no segmento private, que reúne investidores com mais de R$ 5 milhões aplicados. Por isso, o contador Luis Fernando Cabral, da Contador do Trader, especialista em contabilidade para investidores, aponta três erros que devem ser evitados pelos investidores.

1-Não compensar prejuízo: um dos erros mais comuns dos investidores é não compensar os prejuízos acumulados nos lucros futuros. Isso pode diminuir os impostos a serem pagos, porque cada investimento tem uma regra específica para a compensação de prejuízos. Muitos investidores não compensam os prejuízos por um erro simples: esquecer de informar o prejuízo na Declaração Anual, levando-os a pagarem o imposto integral, sem descontar o prejuízo.

2-Não declarar operações isentas: diversas operações de investimentos são isentas do Imposto de Renda e de outros tributos. São diversas regras para cada tipo de operação, algumas das quais mudaram ou irão mudar ainda com a Reforma Tributária. Mas, muitos investidores pensam que, por serem isentas, essas operações não devem ser declaradas. Ao contrário, é importantíssimo informar a Receita Federal das operações realizadas, inclusive as isentas, sob o risco de cair na malha fina.

3-Não pagar o DARF: a grande maioria dos investimentos têm cobranças mensais do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Entretanto, muitos investidores acabam se esquecendo de pagar o tributo quando têm lucro tributável e, se não fizerem os cálculos nem acertarem as contas com o Leão, esse erro vai custar mais caro, porque o DARF deverá ser pago com multas e juros no futuro, além de consequências que interferem diretamente no CPF da pessoa. 

Optimized by Optimole