22 de setembro de 2024

Chiles, dos EUA, deve perder medalha de bronze após decisão da CAS



A ginasta norte-americana Jordan Chiles deve perder sua medalha de bronze no solo da ginástica artística feminina após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidir a favor de um recurso da romena Ana Barbosu, que subirá ao terceiro lugar, afirmou o tribunal neste sábado (10). 

Equipe da romena Ana Barbosu entrou com recurso no CAS alegando revisão de resultados na final do solo. Chiles recebera inicialmente nota de 13.666, enquanto  Barbosu marcou 13.700 – Reuters/Mike Blake/Direitos Reservados

Barbosu e sua equipe entraram com um recurso na CAS alegando que o pedido de revisão dos resultados daquele evento foi feito depois do prazo de um minuto e que Chiles não deveria ter recebido a pontuação de 13.766 que a levou ao terceiro lugar, atrás da campeã Rebeca Andrade, do Brasil, e da medalhista de prata Simone Biles, dos Estados Unidos. 

Chiles havia inicialmente recebido uma nota de 13.666. Barbosu marcou 13.700. 

“O pedido enviado a favor da senhora Jordan Chiles na final do exercício de solo feminino foi feito após a conclusão do prazo de um minuto”, disse a CAS. “A pontuação inicial de 13.666 dada à senhora Jordan Chiles na final do exercício de solo feminino deve ser restabelecida”. 

A norte-americana Jordan Chiles, à direita da brasileira Rebeca Andrade na foto, pode perder o bronze para a romena Ana Barbosu, após decisãodo CAS – REUTERS/Hannah Mckay/Proibida reprodução

A CAS também ordenou que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) determinasse a classificação da final e “atribuísse a(s) medalha(s) de acordo com a decisão acima”. 

A decisão não afeta Andrade ou Biles, que marcaram 14.166 e 14.133, respectivamente.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Optimized by Optimole