20 de setembro de 2024

Contabilidade gerencial é ferramenta de gestão empresarial e ajuda na tomada de decisões

O contador Marcello Gorla, sócio-diretor da CDT Company e pós-doutor em contabilidade, explica que a contabilidade gerencial é uma ferramenta de gestão

Numa época em que se multiplicam os gurus econômicos, a contabilidade gerencial é uma ferramenta importante para ajudar empresários a terem uma visão geral dos seus empreendimentos e tomarem decisões importantes, desde contingenciamento até expansão e crescimento. O contador Marcello Gorla, sócio-diretor da CDT Company e pós-doutor em contabilidade, explica que a contabilidade gerencial, deixada de lado por alguns empreendedores, vai muito além da obrigação fiscal e do cálculo dos tributos devidos. Ao contrário, é uma ferramenta de gestão.

“A contabilidade gerencial pode ajudar as empresas a entenderem quais são os gargalos financeiros e econômicos do empreendimento e possibilitar novos investimentos e crescimento empresarial. Inclusive recalcular a entrega dos produtos ou serviços e até reorganizar o portfólio, tudo com o objetivo de obter melhores resultados”, explica Marcello. De acordo com ele, a contabilidade passou por um momento de terceirização dos serviços e, com isso, as empresas focaram apenas na contabilidade mínima, no cálculo de impostos e pagamento de tributos.

Marcello observa que a contabilidade gerencial tem a função de olhar para o balancete final do mês e entender e compreender onde é possível investir ou onde é preciso cortar custos, a partir das informações organizadas, dos documentos recolhidos e dos lançamentos feitos nos softwares. “O papel mais nobre da contabilidade é ser aliado do empresário, olhar para tudo o que foi construído mês a mês e contribuir para a tomada de decisões, ajudando a impactar o negócio e mantê-lo saudável. Claro que contribuímos com as obrigações mensais de entrega de informações e pagamento de impostos, mas, acima de tudo, ajudamos o empresário a fazer análises e decidir as coisas”, ressalta o contador.

Nesse sentido, a contabilidade é uma ferramenta de gestão. Por isso, de acordo com Marcello, apesar das empresas terceirizarem a contabilidade, ainda assim é preciso incluir esse tipo de serviço e profissional no dia a dia dos negócios. “Daí a importância da contabilidade gerencial, de ter uma empresa ou um contador de confiança fazendo parte do cotidiano fiscal da empresa a fim de contribuir para o próprio negócio”, afirma o especialista. Além de ajudar a tomar decisões, a contabilidade gerencial contribui para o empresário definir metas e objetivos, estratégias e planos de ação. 

Optimized by Optimole