Livro e documentário eternizarão a história do Parque Arthur Thomas e do próprio pioneiro
A história do Parque Arthur Thomas será eternizada em um livro e em um documentário, respectivamente produzidos pelos jornalistas Fábio Luporini e Luciano Pascoal. O projeto, com recursos do Programa Municipal de Incentivo ao Verde (PROVERDE), através de um edital da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), faz parte do marco das comemorações dos 90 anos de Londrina. Diversas pessoas já foram entrevistas, inclusive, ampliando o resgate histórico e contemplando ainda a história do próprio Arthur Thomas, pioneiro que dá nome à Unidade de Conservação Municipal.
“Desenvolver o projeto é um verdadeiro mergulho na histórica de Londrina, desde os primórdios, o planejamento e a ação dos pioneiros até as ações mais recentes, descobrindo riquezas históricas importantes para o registro da memória”, ressalta Fábio Luporini. Para Luciano Pascoal, à frente do documentário, ter esse registro será importante para ajudar no trabalho de educação ambiental desenvolvido pela SEMA no Parque Arthur Thomas. “Esse é um material que, ao mesmo tempo em que despertará a nostalgia de algumas pessoas, ficará para as gerações mais novas como um importante instrumento de educação ambiental”, afirma.
O projeto inscrito no edital foi aprovado no início do ano e os trabalhos começaram efetivamente em maio. De lá para cá já foram realizadas diversas entrevistas e imagens, além de uma pesquisa histórica completa, tendo como fonte principal o Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Entre os entrevistados, estão Alan Thomas, neto de Arthur Thomas, Omeletino Benatto, que trabalhou com o pioneiro, além de pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina e servidores da SEMA. Nem todos os entrevistados caberão no documentário, que tem um limite de tempo, mas todos entrarão no livro, que é mais amplo.
O projeto tem prazo de até dois anos para ser concluído, mas a expectativa dos jornalistas é poder entregá-lo para a celebração do aniversário de 90 anos da cidade, comemorado em 10 de dezembro de 2024.