Modelos Toyota Corolla Cross híbridos flex serão utilizados pelos motoristas parceiros do ‘app’, em São Paulo
A partir desta semana, o modelo Toyota Corolla Cross, nas versões híbridas flex, passa a circular na cidade de São Paulo em fase de testes com motoristas da 99. A parceria entre a plataforma de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, e a KINTO, empresa de mobilidade da Toyota, tem como objetivo gerar dados sobre a usabilidade de modelos híbridos flex para o transporte por aplicativo e promover mais conforto, sustentabilidade e tecnologia à mobilidade urbana. A parceria foi oficializada nesta terça-feira, 18 de abril, em cerimônia que reuniu repres
entantes das duas empresas.
Com a iniciativa, a 99 expande os testes realizados na plataforma para modelos híbridos, reforçando seu compromisso de promover a democratização de veículos eletrificados no País. Há um ano, a plataforma realiza, de forma pioneira no Brasil, testes de modelos elétricos por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 e composta por outras 12 empresas do setor de transporte com o intuito de construir o futuro da mobilidade no Brasil.
“A parceria com a KINTO é fundamental para a maturidade do projeto da 99 para eletrificação da sua frota no Brasil. Os modelos híbridos são hoje porta de entrada para a eletrificação por não dependerem de infraestrutura adicional como carga externa e desempenham papel importante na redução de CO2, mas também nos custos com combustível, por exemplo, fator relevante para os motoristas de app“, comenta Fernando Pfeiffer, diretor de estratégia de DriverLAB na 99, um centro focado no desenvolvimento de novas soluções para condutores. “A partir dos testes conseguiremos mensurar o impacto da tecnologia no dia a dia dos motoristas de alta rodagem, além de entender como isso influencia na experiência do passageiro”, complementa.
Participação KINTO
Durante o período de testes, a KINTO prestará todo e qualquer suporte para a 99, por meio de seu serviço KINTO One Fleet, de gestão de frotas corporativas. Oferecido no País desde o final de 2020, o serviço contempla em geral documentação, seguro (total ou contra terceiros), telemetria, gestão de multa, manutenção preventiva e/ou corretiva, logística, troca de pneus, assistência e call center 24 horas, além de ferramentas e relatórios para gestão de frota e customização de veículos.
“A KINTO tem como missão ser o parceiro ideal de mobilidade dos nossos clientes. Unir esforços com a 99 em prol da mobilidade urbana é de extrema importância para nós. Estamos levando a mais clientes a possibilidade de se locomoverem como julgarem mais conveniente, além de contribuir para a descarbonização. Queremos apresentar os benefícios da tecnologia híbrida flex para todos, na qual a Toyota é pioneira”, comenta Roger Armellini, diretor comercial da KINTO e diretor de mobilidade, transformação digital e value chain da Toyota para América Latina e Caribe.
Tecnologia híbrida flex
O consagrado sistema híbrido, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle, foi apresentado oficialmente no Corolla sedã, em 2019, e também equipa o Corolla Cross, que participa dessa parceria. Sendo assim, ele se torna o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil. Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade, quando abastecido com etanol.
“A Toyota se orgulha de seu pioneirismo e liderança na eletrificação do mercado automotivo brasileiro desde a chegada do Prius, em 2013. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam mais de 50% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea. Já em 2023 a montadora se consolida ainda mais na liderança com quase 5 mil unidades eletrificadas vendidas. Durante os quatro anos da tecnologia já foram somadas quase de 60 mil unidades comercializadas”, comenta Roberto Braun, diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.
O sistema híbrido flex da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
Híbridos Flex e Descarbonização
Esse volume de veículos híbridos flex ajudou a evitar que mais de 10 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no País. O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do Estado de São Paulo, emitido pela CETESB no final de 2022. Quando comparado a um veículo convencional movido à gasolina, o híbrido flex emite cerca de 70% menos CO2, considerando todo o ciclo do poço à roda.
Transporte por ‘app’ deve liderar eletrificação no Brasil
As empresas de transporte por aplicativo e os seus motoristas parceiros devem liderar a adoção de carros eletrificados (elétricos e híbridos) no Brasil, de acordo com estudo realizado em 2022 pela McKinsey, sobre o futuro da mobilidade sustentável no País. De acordo com os dados, até 2040, um total de 13 milhões de automóveis eletrificados devem estar em circulação no Brasil, representando 23% de toda a frota.
Conforme a pesquisa da McKinsey, essa categoria de veículos tem sintonia com o modelo de negócio do transporte por aplicativo uma vez que quem faz uso intenso do carro, como é o caso dos motoristas de aplicativo, o Custo Total de Propriedade (TCO) do veículo eletrificado deve se tornar equivalente ao do automóvel à combustão muito antes daqueles que utilizam o carro para fins pessoais. Considerando os veículos de entrada, por exemplo, essa equivalência deve ocorrer já em 2023 para quem roda mais de 150 quilômetros por dia. Para aqueles que dirigem cerca de 30 quilômetros por dia, a equiparidade deve ser atingida somente em 2030.