5 vantagens competitivas de implementar um ERP com inteligência artificial para gestão financeira e jurídica da sua empresa

Automatização de tarefas, atualizações facilitadas e resultados confiáveis são alguns dos pontos positivos em adotar um ERP, afirma especialista em tecnologia da informação

A gestão financeira e jurídica das empresas e escritórios pode ser considerada como uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de conduzir dados e processos complexos. No entanto, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada em tornar essa tarefa mais fácil e eficiente: uma das principais estratégias, adotadas por 84% das empresas, segundo a FGV, é a adoção de um ERP (do inglês Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão empresarial). Este tipo de sistema é mais abrangente e faz o gerenciamento completo do negócio, não se limitando apenas à gestão de umas poucas áreas, como por exemplo, de um contencioso jurídico. Atualmente, alguns desses recursos também fazem o uso de inteligência artificial.

Portanto, pode-se afirmar,  que o uso cada vez mais comum de inteligências artificiais contribuem para diversos benefícios dentro do mundo corporativo e da organização e eficiência da gestão de áreas. “A frase ‘tempo é dinheiro’ nunca foi tão verdadeira. Hoje, devido aos avanços da tecnologia, podemos aumentar a nossa eficiência, qualidade e produtividade em atividades mais estratégicas e delegar às inteligências tarefas rotineiras”, é o que acredita Marco Flávio Neves, CEO da TWT Info, empresa especializada em gestão e automação através de software ERP para gestão de departamentos jurídicos  e de escritórios de advocacia.

Para demonstrar os lados positivos de obter um ERP que faz uso de Inteligência Artificial para auxiliar na gestão financeira e jurídica de uma empresa, Marco Flávio lista cinco benefícios que este modelo de sistema dispõe. Confira abaixo:

Melhoria no atendimento ao cliente

Com a capacidade de acessar e processar informações financeiras e jurídicas em tempo real, um sistema ERP com inteligência artificial pode ajudar a melhorar significativamente o atendimento ao cliente. Ao acessar o recurso, via dashboard online ou sistema, estes são capazes de fornecer respostas rápidas e precisas às perguntas dos usuários. “O sistema pode ser configurado para fornecer atualizações automatizadas sobre o status de seus pedidos, processos, consultas ou transações financeiras, reduzindo a necessidade de intervenção humana e melhorando a eficiência geral do atendimento ao cliente”, relata Neves.

Acesso remoto aos aplicativos

Podendo ser acessado de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet, o sistema pode rodar em qualquer dispositivo, como notebooks, celulares ou tablets. Isso pode melhorar a produtividade e a eficiência, permitindo que a equipe trabalhe remotamente quando necessário, além de significar que a equipe e clientes podem acessar informações importantes em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais informada e rápida. 

 Facilidade de atualizações

“O ERP, quando instalado em nuvem pode ser atualizado com facilidade, sem a necessidade de hardware, instalações físicas ou interrupção das operações da empresa. As atualizações podem ser implementadas de forma rápida e eficiente, por meio do armazenamento em nuvem, garantindo acesso às últimas tecnologias e recursos e melhorando a eficiência geral da empresa. Esse ponto garante que a equipe tenha sempre acesso aos recursos mais recentes para realizar suas tarefas diárias. Outro benefício é que essas atualizações podem ser implementadas automaticamente, reduzindo as chances de erros humanos”, aponta o CEO.

Organização nos processos

O sistema pode ajudar a gerenciar transações financeiras, gerar relatórios e gerenciar o fluxo de trabalho jurídico. Isso pode ajudar a empresa a operar de forma mais eficiente, garantindo que os processos sejam executados de maneira transparente, consistente e eficaz em toda a empresa, aumentando a precisão dos processos. 

Resultados confiáveis e prevenção de erros

Por último, uma das vantagens de considerar um ERP que faz uso de IA recai sobre o fato do mesmo oferecer resultados confiáveis e precisos. “Isso é possível porque o sistema utiliza algoritmos sofisticados que foram projetados para minimizar erros e garantir a precisão dos dados. Além disso, ele pode ser configurado para fornecer alertas automáticos em caso de discrepâncias ou problemas, o que pode ajudar a prevenir erros antes que eles se tornem grandes problemas”, finaliza o executivo.


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