38% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres

67% das empresas entrevistadas contam com até 38% dos cargos ocupados por mulheres. 23% das empresas não contam com mulheres em cargos de liderança e 25% não possuem mulheres negras

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres ocupando cargos de liderança em diversas áreas. Desde a política até o mundo dos negócios, as mulheres têm demonstrado sua capacidade de liderança e tomada de decisão, e estão se tornando cada vez mais visíveis e influentes em suas áreas de atuação.

Embora ainda haja desafios e barreiras a serem superados, a presença de mulheres em cargos de liderança é um sinal positivo de progresso e de que a sociedade está caminhando em direção à igualdade de gênero. Além disso, estudos têm mostrado que a diversidade de gênero na liderança de uma empresa ou organização pode trazer benefícios significativos, como aumento da inovação e da criatividade, melhorias na tomada de decisões e maior engajamento e satisfação dos funcionários.

Nos mês dedicado às mulheres, a TRIWI (www.triwi.com.br); agência especializada em negócios B2B, apresenta uma pesquisa exclusiva sobre o “Protagonismo das mulheres nas empresas”, realizada entre os dias 02 a 22 de fevereiro  de 2023 onde foram entrevistadas 10.000,00 empresas em todo o Brasil.

Com o intuito de compreender  a representatividade das mulheres e das mães  no meio corporativo.  Questionamos sobre a existência de mulheres negras em cargos de chefia, assim como mulheres com deficiência. Levantamos dados sobre o grau de instrução,  além do espaço para mães no quadro de funcionários, entre outras.

Dados apurados mostram que as mulheres, mesmo com um avanço em relação a pesquisa no mesmo período, no passado, estão em desvantagem no mercado de trabalho.

A pesquisa abordou todo o Brasil, sendo: 59,4% das empresas entrevistadas do Sudeste, 18,3% do Sul, 5,6% do Centro Oeste, 8% do Norte e 15,7% do Nordeste.

Quanto ao segmento das empresas, 42,2% são do setor de Serviço, 33.9% Indústria, 10,4% Comércio, 5,3% do setor de Agronegócio e 8,2% de Tecnologia.

O percentual de mulheres nas empresas ainda é baixo, em pesquisa realizada em 2022, as empresas contavam com 18% das mulheres ocupando mais de 50% dos cargos nas empresas. Em 2022 esse número subiu para 26%. 

Outro dado revela o fato das mulheres ocuparem mais cargos operacionais do que cargos que envolvam liderança, mesmo com nível de escolaridade superior aos homens . A pesquisa aponta que 38% das empresas contam com até 10% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e 23% não contam com nenhuma mulher na gestão. A maioria das empresas entrevistadas não contam com a maioria das mulheres em cargos de gestão.

Este dado comprova  a realidade do mercado de trabalho e a necessidade das empresas em ter políticas mais eficazes quanto ao protagonismo das mulheres.

Desigualdade salarial

Sobre mães no mercado de trabalho, a pesquisa indica que 65% das empresas possuem até 26% do quadro de funcionários mulheres mães. 

A pesquisa ainda confirmou que 56% das empresas entrevistadas as mulheres ganham menos que os homens. Apenas em 8% das empresas as mulheres ganham mais que os homens e em 37% das empresas as mulheres ganham igual aos homens.

A entrevista abordou empresas de todos os portes, 17% até nove funcionários, 19% das empresas entrevistadas contam com 10 a 49 funcionários, 23% entre 50 a 99 funcionários e 40% acima de 100 colaboradores. Entre a faixa etária, a maior fatia ficou com 72% de mulheres com até 40 anos de idade.

Dados como estes revelam que a presença de mulheres em cargos de liderança é um passo importante para alcançar a igualdade de gênero e trazer benefícios significativos para as empresas e organizações. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para superar as barreiras e promover a diversidade de gênero na liderança.

Sobre a TRIWI

A TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria e Tecnologia. 

Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado,  com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.

Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no mercado.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464