Professores questionam transparência no processo de escolha para diretor proposto pela SEED
O processo de escolha de diretores proposto pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) está gerando dúvidas e levantando críticas entre professores que se candidataram à modalidade. A principal reclamação gira em torno da falta de transparência, já que, segundo os educadores, o edital deveria incluir as notas de todas as etapas do processo, mas isso não ocorreu.
“Cadê o edital com todas as notas, de todas as etapas?” é o questionamento recorrente entre os participantes. Os professores alegam que, sem a divulgação das notas, fica impossível verificar a legitimidade do processo e avaliar a própria classificação.
O edital, que estabelece as regras e critérios de seleção, deveria, de acordo com os candidatos, garantir maior clareza em relação aos resultados das avaliações realizadas, incluindo as provas aplicadas e os critérios de correção. No entanto, a ausência dessas informações cria um ambiente de desconfiança e descontentamento.
Além disso, há um apelo para que a SEED se manifeste de forma oficial, explicando os motivos da omissão das notas e fornecendo um cronograma mais detalhado para a conclusão do processo. “Acreditamos na importância de um processo democrático e transparente, mas, com a falta de informações, sentimos que não há segurança nesse formato”, comentou um dos professores que preferiu não se identificar.
A comunidade educacional também se organiza para buscar esclarecimentos junto aos sindicatos e entidades representativas, com o objetivo de pressionar a secretaria por respostas mais concretas. Até o momento, a SEED não se pronunciou oficialmente sobre a reclamação dos participantes.
Enquanto isso, o futuro do processo de escolha de diretores permanece incerto, e o descontentamento dos professores reforça a necessidade de maior diálogo e transparência na condução de políticas educacionais que impactam diretamente a gestão escolar.