Da teoria à prática: Conexão origem sustentável promove neutralização de CO₂e e fortalece a cultura da sustentabilidade no setor
No dia 15 de outubro, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) realizaram o evento Conexão Origem Sustentável, em Taquara/RS, no Centro de Eventos da Faccat. Com a participação de mais de 350 pessoas, o evento não apenas abordou temas relevantes sobre sustentabilidade, mas também implementou práticas concretas para reduzir os impactos ambientais do encontro.
Uma das principais ações sustentáveis realizadas foi a neutralização de 10 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO₂e), um esforço que visa compensar as emissões geradas pelo evento. O diretor comercial da Ecovalor, empresa especializada em soluções para neutralização de carbono, Othavio Laube, celebrou a adesão das empresas e participantes ao processo. “Para realizar esse levantamento, os participantes responderam a um questionário, disponibilizado tanto digitalmente, por meio de QR Codes em telões ao lado do palco, quanto fisicamente, por meio de abordagens no local”, explica Laube.
O questionário incluía informações sobre o transporte utilizado para chegar ao evento e outros aspectos logísticos, fundamentais para o cálculo das emissões. Além disso, a Ecovalor utilizou um inventário detalhado, que considerou variáveis como infraestrutura, alimentação, geração de resíduos, consumo de energia, materiais promocionais e efluentes. Com esses dados, foi possível estimar o total de emissões geradas e, consequentemente, determinar a quantidade de créditos de carbono necessários para compensar o impacto.
A neutralização de CO₂e foi realizada por meio da compra de créditos certificados pela ONU, com foco na preservação da floresta amazônica, contribuindo diretamente para a conservação de um dos maiores pulmões do planeta. Laube detalha que o valor neutralizado é equivalente a duas voltas ao mundo de carro ou ao plantio e preservação de 66 árvores na Mata Atlântica durante 20 anos.
Além de ser uma ação concreta de sustentabilidade, a iniciativa reflete o crescente engajamento do setor de calçados com a agenda ambiental. Segundo Laube, esse primeiro evento já demonstrou um excelente engajamento dos participantes, o que reforça a importância de continuar desenvolvendo uma cultura de sustentabilidade no setor. “Com o apoio da Abicalçados e da Assintecal, estamos ajudando a criar um novo paradigma para o mercado, que vai além das boas intenções e busca soluções práticas e eficazes”, finaliza o diretor.
Com ações como essa, o Conexão Origem Sustentável mostra que é possível unir conhecimento e prática para promover um futuro mais verde, dentro e fora do setor calçadista.