Com 7 mil atletas, Maratona Internacional Caixa de Pomerode 2024 será realizada neste fim de semana

3fcbcad5-07f8-4a65-881f-fcf90bc5d520

Maior edição da história da corrida mais alemã do Brasil tem prova de 6 km e Maratoninha Kids neste sábado (26), e domingo (27) de meia maratona e estreia dos 42 km - Fotos: Foco Radical / Divulgação / Corre Brasil

No último fim de semana das festas de outubro em Santa Catarina é a vez da oktoberfest dos corredores. Neste sábado (26) e domingo (27), 7 mil atletas estarão em ação na Maratona Internacional Caixa de Pomerode 2024. A edição deste ano é marcante não apenas pela realização da primeira maratona, com percurso de 42,195 km, mas também por ser a maior do histórico do evento que une esporte com a cultura alemã tão típica da cidade de Pomerode, no Vale Europeu catarinense. Este é o maior volume de corredores desde a criação do evento esportivo, há quase duas décadas. 

A Maratona Internacional Caixa de Pomerode 2024 reúne atletas de todas as regiões brasileiras, com mais de 20 estados representados. Depois dos catarinenses, que correspondem mais da metade dos inscritos, os estados com mais atletas são Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

A Maratoninha Kids e a corrida de 6 km serão realizadas na tarde deste sábado (26). A prova com percurso inteiro pela região central de Pomerode reúne quase a metade dos 7 mil inscritos. Já a tradicional meia maratona, com 21 km, e a inédita maratona, com seus 42 km, estão confirmadas para a manhã deste domingo (27). Os maratonistas correspondem a 15% do total de atletas confirmados no evento. A edição deste ano terá cerca de 3 mil atletas a mais que as mais recentes. 

“A Maratona Internacional Caixa de Pomerode 2024 atingiu o limite técnico de participantes há praticamente duas semanas antes das largadas. A inserção da nova distância marca uma nova fase do evento, que continua a ser um dos mais desejados pelos corredores de todo o Brasil. O esgotamento de todas as vagas confirma isso. Vamos fazer uma grande festa em que o esporte é ponto central de uma experiência que agrega a cultura dos imigrantes alemães, que tanto orgulha e é evidenciada pela cidade”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, organizadora do evento esportivo. 

Todas as corridas têm largada no Pórtico Turístico Sul, local icônico de Pomerode, e chegada no Pavilhão de Eventos Municipal, que sedia a RunFest, a grande festa que une esporte com as tradições germânicas da cidade. As provas de maiores distâncias têm distribuição de chope nos últimos quilômetros de percurso. 

A programação esportiva começa às 14h deste sábado (26), quando será realizada a Maratoninha Kids, no Pavilhão de Eventos Municipal, para crianças de 5 a 14 anos. Mais tarde, às 17h30, o público se concentra no Pórtico Turístico Sul. A simbólica construção pomerodense é o cenário da largada dos corredores que vão participar da corrida de 6 km. Já a linha de chegada estará no pavilhão de eventos do município. Depois que passarem por ela, já com a medalha no peito, os atletas recebem um chope para entrar no RunFest. A festa pós-corrida tem muita música germânica, além de apresentações de grupos folclóricos e brincadeiras. 

No domingo (27), é a vez das principais provas. Os atletas que vão encarar a meia maratona e a primeira edição dos 42 km na Maratona Internacional Caixa de Pomerode 2024 se encontram no pórtico montado em frente ao Pórtico Turístico Sul. A largada única será dada às 5h30. Além da região central, os corredores encaram trechos pelas principais vias do município, com muita área verde de casas enxaimel, tão marcante no cenário pomerodense. Na maratona, ainda, os participantes passarão pela famosa Rota Enxaimel. Em ambas as distâncias, a praticamente três quilômetros para a linha de chegada, um dos postos de hidratação também oferece chopp aos corredores. A chegada será no Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode, que reserva toda a animação da RunFest. 

O pós-prova, nos dois dias, tem como atrações bandas típicas, grupos folclóricos, foodtrucks, chopp gelado e brincadeiras germânicas. A corrida mais alemã do Brasil oferece mais que esporte, como também grande contato com as tradições germânicas e a cultura pomerodense, orgulhosa de suas raízes ligadas aos imigrantes alemães. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464