Em Curitiba, Gleisi Participa do encontro de municípios paranaenses
deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) acompanhou o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no segundo dia do Encontro de Municípios Paranaenses (EMUPAR). Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) de 19 a 21 de março, em Curitiba, este é o maior evento municipalista do Sul do Brasil.
Na oportunidade, Alckmin; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente da AMP, Edimar Santos; e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participaram da assinatura do convênio “Governança Participativa para Sustentabilidade”, firmado entre a Itaipu Binacional e a FPTI/BR (Fundação Parque Tecnológico Itaipu).
O convênio objetiva promover, por meio da educação ambiental e da cultura, o enraizamento dos conceitos e valores do Programa Itaipu Mais que Energia, que visa fomentar a conexão e a integração com as políticas públicas do Governo Federal no território paranaense e na região sul do Mato Grosso do Sul. O convênio está estruturado em três grandes eixos: implementação da metodologia de gestão democrática; realização de processos formativos e realização de atividades culturais.
Alckmin afirmou que é uma alegria voltar ao Estado e destacou as conquistas do Governo Federal. “O Brasil está crescendo dez vezes mais que a média mundial, em 8%, o que é uma conquista excepcional. E vamos ter mais redução dos juros, com crescimento da indústria e do comércio. O século XXI é o século das cidades”, disse.
Enio Verri afirmou que o programa vai apoiar os 434 municípios dos dois estados. Os recursos do Itaipu Mais que Energia já estão depositados nas contas dos municípios desde dezembro. “Este convênio prova a firmeza da Itaipu na geração de energia limpa, mas com inclusão social, defesa do meio ambiente e desenvolvimento regional”, enfatizou.
Prefeitos, prefeitas e gestores públicos de 16 Estados participam do encontro. “Foi uma excelente oportunidade para estarmos próximos das lideranças municipais e ouvir suas demandas de forma direta. Também para reafirmar o compromisso do Governo Lula com o desenvolvimento dos municípios”, destacou Gleisi.