Bolsonaro pode pegar prisão nos EUA por uso de atestado falso de vacinação

BB1kbDLa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi acusado, frontalmente, de furtar joias do Erário brasileiro

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser preso nos Estados Unidos caso seja comprovado que utilizou um atestado falso de vacinação contra a Covid-19 para entrar no país.

De acordo com o Estadão, investigadores brasileiros aguardam o parecer do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) sobre o uso de certificados de vacinação ideologicamente falsos. O DOJ é responsável por investigar crimes cometidos no território americano.

Se for comprovado que Bolsonaro apresentou um atestado falso, ele poderá ser acusado de falsificação de documento público, crime que prevê pena de prisão nos EUA. A pena varia de acordo com a gravidade do crime, mas pode chegar a 20 anos de prisão.

O uso de atestados falsos de vacinação tem sido uma prática comum entre apoiadores de Bolsonaro, que se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19. No Brasil, a apresentação de um atestado falso é considerada crime de falsidade ideológica, que prevê pena de reclusão de um a cinco anos.

A notícia de que Bolsonaro pode ser preso nos EUA gerou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas defenderam o presidente, alegando que ele não cometeu nenhum crime. Outros, no entanto, criticaram o uso de atestados falsos e pediram a prisão de Bolsonaro.

O caso ainda está sendo investigado e não há previsão de quando o DOJ emitirá seu parecer.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464