Mercado de trabalho: gestão em segurança privada
![6327a0b6-8bf0-4ef8-adca-b73e8102b308](https://juliotake.com.br/wp-content/uploads/2024/03/6327a0b6-8bf0-4ef8-adca-b73e8102b308.jpeg)
O profissional graduado em Gestão de Segurança Privada pode atuar desde analista a consultor em segurança privada
com uma sociedade cada vez mais complexa se faz necessário que as profissões acompanhem suas especificidades. Com isso, novas profissões surgem a todo momento. Para acompanhar essa evolução é importante se manter atualizado em relação as oportunidades de trabalho, seja para crescer na carreira ou buscar uma nova área de interesse.
O setor de segurança privada, por exemplo, oferece muitas frentes de atuação no segmento privado, a qualificação em Gestão de Segurança Privada permite ao graduado atuar em posições como assessor, analista, consultor, coordenação, supervisão e cargos de gestão e direção e como consultoria em segurança privada.
Instituições de ensino como a Universidade Santo Amaro (Unisa), têm em seu portfólio a graduação em Gestão em Segurança Privada. Na Unisa, o curso é oferecido na modalidade EAD e tem duração de dois anos. De acordo com o coordenador do curso de Gestão em Segurança Privada, Renato Watanabe de Morais, a graduação permite ao aluno a prática e estratégica para atuar na área de segurança, bem como operar, controlar e planejar.
“Durante a graduação os alunos desenvolvem habilidades de autocontrole, equilíbrio emocional, psicológica social, bem como visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando e liderança” “O surgimento de novas tecnologias facilita o acesso e troca de informações, mas também torna pessoas e empresas mais vulneráveis em relação a segurança”, ressalta Renato.
Além do conteúdo das aulas, os estudantes têm acesso a conteúdo sobre prevenção e combate a acidentes e sinistros, primeiros socorros, gerenciamento de segurança, planejamento estratégico, legislação e normas técnicas, transporte de valores e tecnologias ligadas à segurança privada.
Renato Watanabe de Morais é coordenador do curso de Gestão em Segurança Privada, Universidade Santo Amaro (Unisa). Renato é advogado e formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), ele também possui mestrado em Ciências Jurídicas; e técnico em Administração pela Escola Técnica Estadual Presidente Vargas.