Nintendo previu a crise da indústria de games há 23 anos: “Dão dinheiro para quem devia estar desempregado”
Em uma entrevista concedida em 1999, Hiroshi Yamauchi, então presidente da Nintendo, fez uma previsão assustadora sobre o futuro da indústria de games. Ele afirmou que “estão dando dinheiro para quem deveria estar desempregado”, referindo-se à prática de pagar grandes salários a desenvolvedores de jogos.
Yamauchi acreditava que essa prática era insustentável levaria a uma bolha no setor. Ele argumentou que os desenvolvedores estavam sendo pagos em excesso por jogos que não valiam o preço.
“Se você olhar para a história da indústria de videogames, verá que sempre houve ciclos de expansão e retração”, disse Yamauchi. “Quando o mercado está em alta, todo mundo ganha dinheiro. Mas quando o mercado cai, são os desenvolvedores que mais sofrem.”
As palavras de Yamauchi parecem ter se tornado realidade. Nos últimos anos, a indústria de games passou por uma série de crises, incluindo o colapso da Atari e o fechamento de vários estúdios de desenvolvimento.
A crise atual é particularmente grave devido à ascensão dos jogos gratuitos e dos jogos para celular. Esses jogos estão atraindo um grande número de jogadores, mas geram muito menos receita do que os jogos tradicionais.
Como resultado, muitos desenvolvedores de jogos estão enfrentando dificuldades financeiras. Alguns foram forçados a demitir funcionários, enquanto outros fecharam completamente.
A previsão de Yamauchi foi um alerta precoce sobre os perigos da bolha da indústria de games. Infelizmente, seus avisos não foram ouvidos e agora a indústria está pagando o preço.
A crise atual da indústria de games é um lembrete de que mesmo as indústrias mais bem-sucedidas podem ser vulneráveis a ciclos de expansão e retração. É importante aprender com os erros do passado e tomar medidas para evitar que crises semelhantes aconteçam no futuro.