Ousadas ou conservadoras? Levantamento revela cores mais usadas em terceiros uniformes no Brasil

2b1d3f46-c76b-452b-a81e-b30dced3103d

A terceira camisa tem ganhado cada vez mais importância para os clubes brasileiros. Além da renda extra caso ele faça sucesso, o uniforme pode funcionar como estratégia de marketing para homenagear ou aproximar o clube de pautas importantes. Porém, as recentes polêmicas com a camisa III do Corinthians, lançada em setembro, e a de treino do Cruzeiro, que saiu no final de fevereiro, provam que a ousadia nas cores pode não ser tão bem recebida pela torcida. O levantamento inédito do Apostagolos revela o quanto os clubes tendem a levar isso em consideração e a escolher para a terceira camisa cores já presentes na sua identidade visual.

Metodologia

Foram checadas as camisas III lançadas na temporada 2023/24 dos 40 clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Mirassol, Grêmio Novorizontino e Vila Nova foram os únicos que não apresentaram o terceiro uniforme.

O pretinho básico no topo

Segundo os dados coletados, a cor mais utilizada nas camisas III dos clubes brasileiros é o preto, com 45% do total. Entre os 40 clubes, 18 optaram pelo preto como cor principal do terceiro uniforme. São eles: Athlético Paranaense, Vasco, Flamengo, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético Goianiense, Vitória, Criciúma, Coritiba, Sport, Ceará, CRB, Ponte Preta, Paysandu e Operário. Apesar de aparecer no gráfico como listrado, América-MG e Botafogo-SP também apresentam a cor na camisa.

O azul aparece na segunda posição com sete clubes utilizando a cor como principal de seus uniformes. Santos, Avaí, Bahia, Guarani, Ituano, Fortaleza e Cruzeiro optaram pelo azul. Na terceira posição, seis clubes optaram pelo verde. São eles: Amazonas, Chapecoense, Fluminense, Goiás, Cuiabá e Juventude.

O conservadorismo prevalece

Falando em manter a tradição de cores, 29 dos 40 clubes utilizaram alguma cor que já está em seu escudo ou identidade visual para a camisa III. Isso significa que 72,5% foi conservadora com as cores. Os únicos a não utilizar suas cores habituais foram: Palmeiras, Corinthians, Guarani, Ituano, Internacional, CRB e Paysandu.

O Derby em amarelo

Duas das 40 camisas III são amarelas: o Palmeiras já é acostumado em fazer seu uniforme alternativo dessa cor, mas o Corinthians levantou discussão quando apresentou a sua terceira camisa em setembro. Apesar do amarelo mais claro homenagear a Democracia Corinthiana, momento simbólico da história do clube, parte da torcida não aprovou a troca de cores. Em nota, a Gaviões da Fiel argumentou que a cor foge da identidade do clube.

Foto: Divulgação / Nike


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464