Shopping de Londrina distribui adubo oriundo da compostagem dos resíduos orgânicos

Clientes do Catua recebem adubos produzidos pelos res duos org nicos do shopping

Mensalmente o Catuaí Shopping envia para compostagem cerca de 30 toneladas de resíduo orgânico; em um ano o shopping reciclou quase 900 toneladas de lixo

O desafio na gestão de resíduos é grande para o maior shopping de Londrina. Mas, com planejamento e ações em diversas frentes, o Catuaí deixou de enviar para o aterro sanitário no decorrer de 2023 quase 900 toneladas de lixo.

A título de comparação, no mês de dezembro de 2022 o shopping conseguiu destinar corretamente cerca de 30% dos seus resíduos. Em dezembro de 2023 este número já era de 57%. Para conseguir quase dobrar a porcentagem, a força tarefa aconteceu em duas grandes frentes.

“Nós reestruturamos a operação da central de resíduos com ampliação da mão de obra, treinamentos da equipe que faz a separação de tudo o que é descartado e fizemos um forte trabalho de conscientização com os lojistas”, destaca Willian Elsner Freneda, gerente de operações do Catuaí Shopping Londrina.

Com perspectivas otimistas e buscando alcançar resultados ainda melhores, o foco deste ano continua sendo a conscientização, só que agora, para o público externo. Para isso, parte do adubo originado da compostagem dos resíduos sólidos está sendo entregue gratuitamente aos clientes.

Mensalmente, são enviadas para compostagem em torno de 30 toneladas de lixo orgânico. O adubo que retorna é utilizado no paisagismo do próprio shopping, é doado para os colaboradores e agora está indo para a casa dos frequentadores do shopping.

“Os sacos de adubo que a gente distribui são sucesso, acabam rapidamente. Desta forma, a gente tem conseguido mostrar de forma concreta como é importante cada um fazer sua parte na correta destinação do lixo”, salienta Willian.

Pontos de coleta

No estacionamento coberto, piso G1, há duas grandes caixas de coleta, uma delas para descarte de lixo eletrônico e outra que recebe resíduo têxtil, que foram instalados há um ano e meio. Todo material têxtil coletado é enviado para o Banco de Resíduos Têxteis em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. Já o lixo eletrônico é enviado à ONG E-letro para a destinação correta. 

Desde que foi instalado, o ponto de arrecadação de resíduo têxtil coletou 320 quilos e o de lixo eletrônico, 1.200 quilos.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464