Trump rechaçado por “incitar” ataques russos à Otan

BB1i7XAF

Jens Stoltenberg e Donald Trump durante cúpula da Otan em 2019 © Francisco Seco/AP Photo/picture alliance

Chefe da Otan diz que fala do republicano mina segurança dos países-membros e lançam dúvida sobre comprometimento dos EUA. Biden vê “sinal verde de Trump” para Putin estender conflito na Ucrânia para outros países

O ex-presidente dos Estados Unidos e pré-candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, provocou duras reações das nações aliadas após criticar os países que não contribuem o suficiente para a Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em um evento de campanha na Carolina do Sul, nos EUA, Trump disse que, no caso de um ataque russo a qualquer um dos países que não cumprirem com suas obrigações financeiras para com a aliança, ele, se for presidente, não apenas se recusará a protegê-los, mas incentivaria a Rússia a “fazer o que diabo eles quiserem” com os maus pagadores.

O ex-mandatário, que se referia ao compromisso das nações aliadas de dedicar 2% de seus Produtos Internos Brutos (PIBs) aos gastos militares, fez os comentários ao relatar um suposta conversa que teria tido com um chefe de governo de um país da Otan que ele não quis identificar.

“Um dos presidentes de um país grande se levantou e disse, ‘se nós não pagarmos e formos atacados pela Rússia, o senhor nos protegerá?’ Eu disse, ‘você não pagou, você é inadimplente? Não, eu não vou proteger você. Na verdade, vou encorajá-los a fazerem o que diabos quiserem.'”

A fala de Trump repercutiu mal entre os aliados e gerou alertas em Washington e no Exterior de possíveis riscos à aliança, além de aumentar as preocupações sobre o comprometimento americano para com o princípio da defesa coletiva, estabelecido no Artigo 5 do Tratado.

“Sinal verde para Putin”

secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, acusou Trump, de “sabotar a segurança” dos países da aliança. “Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente mina toda a nossa segurança, incluindo a dos Estados Unidos, e coloca os soldados americanos e europeus em maior risco”, declarou Stoltenberg em comunicado à imprensa.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464