GEMAA lança cartilha “Universidade para todos”

handler (12)

Gratuito, o guia orienta sobre quais são as políticas de ação afirmativa disponíveis e como se beneficiar dos programas governamentais

Com o objetivo de orientar vestibulandos sobre o funcionamento das políticas de ação afirmativa voltadas para o ingresso e permanência no ensino superior, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) lança a cartilha “UNIVERSIDADE PARA TODOS: Ações Afirmativas e Inclusão nas Universidades Brasileiras”, um guia prático que visa fornecer informações essenciais sobre políticas de ação afirmativa e facilitar o acesso ao ensino superior.
 

A cartilha é um guia prático para estudantes oriundos de escolas públicas, sejam eles pretos, pardos, brancos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou pessoas transgêneras, entre outras categorias de beneficiários, que pretendam ingressar em instituições de ensino superior brasileiras.
 

A Lei Federal 12.711/2012, que decretou a obrigatoriedade das cotas nas instituições federais de educação superior, é explicada, destacando o impacto positivo na diversidade racial e econômica das universidades. A cartilha aborda também os avanços significativos em relação à inclusão de pessoas trans e com deficiência no ensino superior ao longo do tempo.
 

No conteúdo, são apresentadas as principais políticas, como as cotas, o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o Programa de Bolsa Permanência e a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para acesso a diversas oportunidades.
 

Com esse lançamento, o GEMAA pretende incentivar os jovens a explorar e se beneficiar desse recurso valioso, que visa proporcionar aos estudantes um entendimento claro dos caminhos de acesso ao ensino superior público ou privado, seja de forma gratuita ou mediante o apoio de programas governamentais.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464