Em Dubai, Hilab apresenta tecnologia de Hemograma Completo apoiada por IA e com resultados em até 30 minutos

OIP (74)

Biotech brasileira apresenta ao mercado global dispositivos e tecnologias para exames de sangue com resultados rápidos

Representantes da brasileira Hilab, especialista em tecnologia diagnóstica e saúde digital, estarão em Dubai em fevereiro para apresentar sua tecnologia que conta com a ajuda da Inteligência Artificial (IA) para realizar um exame de Hemograma, a partir da coleta capilar (extração de sangue da ponta dos dedos) e com resultado entregue em até 30 minutos. A companhia participará de uma das principais feiras do setor, a MedLab, que reunirá médicos, laboratórios, empresas e outros profissionais do setor de saúde de 5 a 8 de fevereiro.
 

O Hemograma é um exame que está em quase metade dos pedidos médicos em todo o mundo, segundo informações da ANS (Agência Nacional de Saúde). A tecnologia da Hilab permite que o paciente realize o exame a partir da coleta de poucas gotas de sangue, extraídas da ponta do dedo, e tenha acesso ao resultado em até 30 minutos diretamente no do celular.
 

Na prática, os profissionais de saúde coletam a amostra de sangue e a depositam em uma cápsula, que é inserida no dispositivo Hilab Lens. Nele, as informações da amostra são enviadas para o laboratório central da empresa, onde o exame é duplamente verificado com o uso de recursos de Inteligência Artificial e, em seguida, por um profissional de saúde especializado em hematologia. Por fim, o laudo com o resultado é liberado.
 

Um dos grandes diferenciais da tecnologia é que todas essas etapas são concluídas em até 30 minutos, enquanto o método tradicional pode levar de 12 a 48 horas até a liberação do resultado. As soluções oferecidas pela Hilab podem, ainda, ser adaptadas para atender às legislações de cada país, principalmente no que diz respeito ao tratamento de dados. Dessa forma, a companhia oferece a possibilidade de realizar exames com análise remota ou presencial, com ou sem dupla verificação (via Inteligência Artificial e humana), de forma quase instantânea.
 

O aparelho teve a sua eficiência provada por meio de uma operação piloto realizada no hospital brasileiro Erasto Gaetner, localizado em Curitiba (PR) e apontado por especialistas como referência para o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças oncológicas. Além disso, seus estudos de efetividade foram apresentados e validados em artigos publicados pela Nature, uma das mais relevantes revistas científicas do mundo. Hoje, o dispositivo já está em uso em diversos estabelecimentos de saúde do Brasil, como empresas de medicina ocupacional, clínicas e farmácias, além de estar sendo testado em mais seis países.
 

“A presença da Hilab em Dubai é mais um grande passo da nossa estratégia de internacionalização. Como uma empresa de biotecnologia, temos soluções únicas e capazes de atender às lacunas nos serviços de saúde globais. No nosso portifólio, temos o Hilab Lens, o menor e primeiro hemograma completo em point of care e com resultados em menos de 25 minutos. Com artigos científicos publicados nas principais revistas científicas, como na Nature, ele representa uma verdadeira revolução diagnóstica para a saúde mundial. Hoje, ele é um dos nossos produtos mais procurados e já estamos com contratos em andamento em diversos países. Compreendendo as demandas de cada país, buscamos ativamente preencher esses espaços e levar saúde para cada vez mais pessoas. A participação em feiras internacionais e a introdução em mercados de diferentes países destacam a relevância dos nossos serviços e produtos, reforçando a importância de alcançarmos escala de operação para crescer e intensificar a nossa presença global.” diz Marcelo Mearim, CRO da Hilab.
 

Análises de minerais e outros indicadores com resultados em até 5 minutos
 

Sempre ampliando as soluções de atendimento aos setores de saúde e inovando no seu portifólio, a Hilab também levará ao evento de Dubai todos os seus outros dispositivos, incluindo o Hilab Flow, o Hilab Molecular e o recém-lançado Hilab Volt.
 

Criado em 2017, o Hilab Flow é um dispositivo que digitaliza amostras para exames point-of-care testing (PoCT), com o auxílio da IA. Com resultados gerados em até 25 minutos, a tecnologia reúne três metodologias em apenas um equipamento: imunocromatografia (identificação de doenças infecciosas e hormônios por associação a anticorpos com partículas coloridas conjugadas), imunofluorescência (detecção de doenças infecciosas a partir da interação antígeno-anticorpo), colorimetria (detecção da concentração de composto de acordo com a intensidade da cor produzida por reação química).
 

Hilab Molecular é um dispositivo PoCT único no mercado, com resultados sendo entregues em até 1 hora. Versátil, de fácil manutenção e manuseio, a solução permite realizar a metodologia NAAT (Testes de Amplificação de Ácidos Nucleicos), metodologias de biologia molecular altamente sensíveis que permitem identificar RNA ou DNA de agentes patogênicos. A tecnologia conta com o apoio do recurso de Inteligência Artificial, que realiza a dupla verificação do resultado do exame em conjunto com o especialista.
 

Com o Hilab Volt é possível avaliar os índices de cálcio, sódio, potássio, ferro e glicemia, entre outros elementos, com resultados gerados entre 3 e 5 minutos. A solução também permite realizar exames a partir de poucas gotas de sangue extraídas da ponta do dedo. O equipamento funciona à base de eletroquímica e faz a leitura de um eletrodo que interage com a amostra de forma seletiva.
 

“O Brasil tem um potencial enorme para transformar o setor de saúde no mundo todo por meio de soluções inovadoras, capazes de resolver questões urgentes de qualidade de vida e bem-estar. Participar de um evento de referência internacional no segmento, apresentando um portfólio de tecnologias únicas e altamente avançadas, reafirma a capacidade do País para desenvolver novos dispositivos que estimulam a disrupção no setor”, comenta Marcus Figueredo, CEO e fundador da Hilab.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464