2024 promete ser um ano de união tech-empresarial

A tecnologia tem enorme potencial de auxílio no mercado de trabalho e sucesso corporativo

A Inteligência Artificial já é uma realidade comum na vida de grande parcela da população e é cada vez mais implementada nas empresas. Em um contexto como esse, a espera vinda dessa modernização, é de, aliada às capacidades humanas, resultar em uma maneira única e completamente nova de se atuar no mercado. 

As facilidades e oportunidades da Inteligência Artificial na vida humana

De acordo com a pesquisa “Global Views On A.I. 2023”, realizada pela Ipsos em 31 países, a utilização da IA no país está crescendo, mas ainda gera preocupações. Para 66% dos brasileiros, há uma animação associada ao uso, enquanto 51% mostraram-se apreensivos. No entanto, 64% creem haver mais benefícios se comparado a desvantagens. “A tecnologia está presente em vários campos do trabalho. Desde a criação de um medicamento ou elaboração de uma pesquisa, a automatização de procedimentos antes manuais. Ela aumenta a entrega das entidades, melhora a qualidade dos produtos, traz conforto e proteção para as pessoas. Além disso, visando manter uma competitividade corporativa, com eficiência e sustentabilidade, é imprescindível o investimento em estudos no âmbito”, comenta Vitor Santos, analista de seleção do Nube. 

A substituição da mão de obra é uma questão delicada trazida à tona há muitos anos para a discussão. Porém, embora esse ponto mereça atenção, estudos mostram o potencial de contribuição com diversas melhorias no dia a dia laboral. Como exemplo disso, temos o setor de serviços financeiros, automatizando tarefas, oferecendo opções personalizadas e detectando fraudes. O mesmo vale no campo da saúde, diagnosticando doenças, desenvolvendo novos tratamentos e aperfeiçoando a medicina. A área logística também não fica para trás, aprimorando a eficiência das atividades, como transporte, armazenamento e distribuição. Por fim, a produtividade, como um todo, é elevada, pois anula uma repetição de demandas, agora feitas pela máquina.

Logo, o combo de maior rendimento, tempo e, consequentemente, resultados promissores se destacam. Segundo um levantamento da Microsoft, 64% dos participantes afirmam não ter tempo ou energia para oferecer mão de obra. Com a IA, a dedicação passa a ser voltada para a criatividade. Algo importante, tendo em vista como 82% dos líderes enxergam a precisão dos colaboradores irem atrás de habilidades continuadas. “Atualmente estamos em constante entendimento do assunto e a versão Generativa têm beneficiado as companhias, pois acelera a criação de dados. Como marco, tivemos o ChatGPT no ano de 2023”, relembra Santos.

A IA no mercado de trabalho

De fato, a Inteligência Artificial se mostra como um potencial impulsionador no desenvolvimento das pessoas, estimulando a linguagem, comunicação e pensamentos mais criativos. Essa entrega ao indivíduo envolve mecanismos apoiando a realização de tarefas cotidianas com mais facilidade, praticidade, rapidez e segurança. “Sem dúvidas, é possível criar um relacionamento de auxílio mútuo. Hoje, a união de conhecimento aplicada à capacidade analítica de algoritmos avançados acelera a obtenção de frutos e eleva a assertividade”, pontua o especialista.

Ainda consoante a Ipsos, os cidadãos estão mais otimistas sobre esse impacto na economia (63% creem nisso), se comparado ao efeito na sociedade, quando apenas 50% acreditam nessa possibilidade. Desse modo, os maiores desafios se relacionam à falta de capacitação, pois há no território um déficit de profissionais qualificados; regulação clara para utilização; e a desigualdade possivelmente acentuada vista como uma preocupação crítica.

Dentre as inúmeras chances disponibilizadas pela inovação, a identificação a longo prazo de tendências e padrões, além da avaliação de dados simultaneamente, otimiza demandas de forma impactante. “Esses avanços já estão sendo discutidos por grandes corporações e órgãos públicos competentes a fim de se entender melhor a repercussão no mercado”, cita o analista. 

Pensando por esse lado, ele guia com dicas relevantes de processo seletivo para quem deseja se inserir no ambiente empregatício este ano. “O primeiro passo é identificar quais mecanismos estão em alta, como mencionamos as IA’s. Depois disso, é hora de entender como é a coexistência disso com as áreas de atuação profissional de interesse. Assim, é possível pensar em ações como: realização de um curso; participação em uma palestra; pesquisa de informações na Internet. Consequentemente, este candidato estará melhor preparado para lidar com as exigências”, conclui.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464