Técnicos ganham 32% a mais do que profissionais com ensino médio

64975047-bb23-4788-81a1-378ab77c0c08

Interessados em um dos 12 cursos oferecidos pela Escola Técnica Tupy, em Joinville, já podem fazer a matrícula para 2024 no site da instituição

Profissionais com formação técnica ganham cerca de 32% a mais do que trabalhadores com ensino médio tradicional. Os dados revelados pela Fundação Getúlio Vargas justificam o aumento na procura por cursos técnicos.

As oportunidades de emprego e a alta demanda da indústria por mão de obra qualificada são outros atrativos para os interessados nas áreas de Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica, Metalurgia, Metrologia, Plásticos e Química.

Em outras áreas, o potencial também é grande. A pandemia e, mais recentemente, a confirmação, pelo IBGE, de que o Brasil está envelhecendo abriram portas na Saúde. O setor oferece boas oportunidades para técnicos em Enfermagem e Farmácia. Administração, Informática e Edificações não ficam atrás.

Com cerca de 90% dos estudantes empregados antes da formatura, a Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc – oferece cursos em todas essas áreas. As matrículas para 2024 já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da ETT (https://www.escolatupy.com.br/).

As aulas ocorrem no Campus Anita Garibaldi (rua Gothard Kaesemodel, 833), no mesmo ambiente dos cursos de graduação da UniSociesc. O campus compartilhado favorece a integração e o acesso a laboratórios modernos. Em 2022, a UniSociesc e a ETT investiram R$ 2,5 milhões em um complexo de engenharias com equipamentos de alta tecnologia.

Além da infraestrutura, a Escola Técnica Tupy mantém parcerias importantes com empresas da região. A Tecnoiso, por exemplo, tem uma base montada dentro da escola e os profissionais atuam como tutores dos estudantes do curso técnico de Metrologia.

A formação mão na massa é uma das características da ETT. Na área de Metalurgia, a instituição ajudou a formar a maioria dos grandes profissionais que atuam em fundições, metalúrgicas e outras indústrias do ramo.

Segundo o coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo da Silva, a instituição nasceu para garantir a profissionalização dos trabalhadores da indústria e fez a diferença na carreira de muitos deles. “Hoje, nosso portfólio de cursos aumentou e temos orgulho de poder transformar o mundo pela educação.”

A alta taxa de empregabilidade dos estudantes que fazem um curso técnico na ETT é um diferencial. “Cerca de 90% deles ingressam no mercado de trabalho antes da formatura, um percentual acima da média nacional de empregabilidade para o nível técnico”, diz Jeferson, mestre em Engenharia Mecânica.

Ainda segundo o coordenador, a formação técnica de qualidade traz uma série de vantagens. “Os cursos são mais rápidos do que a graduação (no máximo dois anos) e, por isso, são perfeitos para quem tem dúvidas sobre a carreira que deseja seguir. Além disso, aproxima os jovens do mundo do trabalho e ajuda quem deseja uma recolocação ou mudança de área”, comenta o coordenador.

SERVIÇO

·        O quê: matrícula para os cursos técnicos da ETT – Administração, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Farmácia, Informática, Mecânica, Metalurgia, Metrologia, Plásticos e Química.

·        Onde: https://www.escolatupy.com.br/


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464