Brasil conquista ouro no Judô, Tênis, Basquetebol e Badminton com destaques para atletas formados em Clubes

ba9af238-a3d1-4d08-a5fe-f54dd61d2920

Durante a semana, os atletas brasileiros tiveram grandes desempenhos em competições internacionais e levaram medalhas para o Brasil

Vários atletas de Clubes brasileiros representaram o país durante esta semana em competições internacionais pelo mundo. O Brasil conquistou a medalha de ouro no Judô, Tênis, Basquetebol e também no Badminton. 

Judoca do Sogipa – RS, Mayra Aguiar, fez história após título no Grand Slam de Judô em Tóquio, no Japão. Ela venceu todas as lutas nas eliminatórias e chegou na final derrotando a atual campeã mundial, Inbar Lanir, de Israel. 

Mayra foi a responsável por conquistar um ouro inédito para o judô brasileiro na era moderna da competição. 

Neste torneio, o Brasil também levou a medalha de prata para casa com Jéssica Lima, atleta que também representa o Sogipa. A conquista venho após uma ótima campanha nas eliminatórias, que a colocou na final do peso leve feminino (57kg), porém Jéssica enfrentou a atual bicampeã do mundo da categoria, Christa Deguchi, do Canadá, e acabou sendo derrotada. 

Com as duas medalhas, o Brasil encerrou a campanha no Grand Slam de Tóquio com o melhor resultado da história, ficando com a quarta colocação no quadro geral de medalhas por países. 

No Tênis, a atleta formada no Club Athletico Paulistano – SP, Laura Pigossi, conquistou mais um título em 2023. A campeã panamericana foi medalha de ouro na WTA125 de Buenos Aires e fechou o ano da melhor maneira possível. 

A brasileira derrotou na final do torneio a dona da casa, Maria Lourdes Carle, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2), mesma adversária que Laura venceu na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. 

Outro tenista brasileiro que levou medalha de ouro nesta semana foi Mateus Alves, do Instituto Tennis Route – RJ. O atleta foi campeão com o chileno Matias Solo no Challenger de Temuco, após derrotarem os norte-americanos Aleksandar Kovacevic e Keegan Smith por 2 a 0 na decisão. 

Além disso, outro atleta do Instituto Tennis Route também subiu no pódio, mas dessa vez pela disputa individual. Gilbert Klier chegou na final e acabou perdendo de virada para Aleksander Kovacevic (EUA), ficando assim com a medalha de prata da competição. 

No Sul-Americano Feminino de Basquetebol Sub 17, em Bucaramanga, na Colômbia, a seleção brasileira foi campeã de forma invicta. Além da boa campanha em toda a competição, o feito foi ainda mais histórico, já que as meninas derrotaram as donas da casa na final por 65 a 55. 

A jogadora do SESI Araraquara – SP, Alexia Dagba, foi eleita a MVP da competição e também conquistou um lugar no quinteto ideal do torneio. Além dela, o Brasil também teve Clara Pestilho, izabella, Chamorro e Mikaelly Iasmin, do Bax Catanduva – SP, Maria Clara Soares e Maria Vitória da Silva, da Sociedade Recreativa Mampituba – SC, Micaela Cavalcanti, Sofia Moschen e Sther Ubaka, da ADC Bradesco – SP, Sara Martins, que atua na Indians Tupã – SP, Nicolly Sanches da ABAPI Itatiba – SP, além de Manuella Alves que joga nos Estados Unidos. 

Semana também marcante para o Badminton brasileiro com cinco medalhas no V El Salvador Internacional Challenge, finalizado no domingo, 03. 

Juliana Viana, do Clube Athletico Paulistano-SP, foi a atleta que levou medalha de ouro para o Brasil, após vitória na final do simples feminino contra Disha Gupta, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0 (21/12 e 21/11). 

Os outros pódios vieram no simples masculino com Ygor Coelho da Associação Miratus de Badminton – RJ, que acabou sendo derrotado pelo jogador da Guatemala, Kevin Cordon na final da categoria, e nas duplas mistas com Davi Silva, também da Miratus, e Sânia Lima, do Joca Claudino Clube de Esportes – PI, que também ficaram com a medalha de prata. 

Por fim, com Jonathan Matias do Paulistano e com a dupla masculina formada por Davi Silva e Fabrício Farias (Joca Claudino) o Brasil fechou sua participação com mais dois bronzes. 

A semana ainda ficou mais recheada com outras conquistas brasileiras pelo mundo. Na Copa América de Basquete 3×3, realizada em San Juan, Porto Rico, a seleção feminina e masculina formadas por todos os atletas de Clubes apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, foram vice-campeãs. 

No Masculino, o elenco foi representado por todos os atletas do Praia Clube de Uberlândia – MG, sendo William Weihermann, Jonatas Mello, Leonardo Branquinho e Jefferson Socas. 

Já no Feminino, a seleção brasileira foi representada por Kawanni Firmino e Luana Batista, do Praia Clube, Vitória Marcelino do SESI Araraquara e Rapha Monteiro, que jogou pelo Sampaio Basquete – MA neste ano. 

No Vôlei de Praia, a dupla Tainá e Victoria, ambas do Praia Clube,-MG foi bronze após vitória sobre as francesas Placette e Rcihard na disputa da medalha no Challenge de Nuvail, nas Filipinas. Elas venceram as europeias pelo placar de 2 sets a 0, sendo 21 a 17 no primeiro e 21 a 14 no segundo. 

E no Taekwondo, Maicon Andrade, que treina nas instalações do Paulistano, Clube, foi medalha de prata no Grand Prix de Manchester, na Inglaterra. Maicon perdeu na final da categoria acima de 80kg para o marfinês Sallah Cissé. A competição reuniu os melhores atletas do mundo na modalidade. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464