PTI contribui com debates sobre o potencial do turismo náutico no Lago de Itaipu em congresso internacional
Foz do Iguaçu sediou na sexta-feira (24), o Congresso Internacional Náutica Edição de Águas Doces Edição Especial Lago de Itaipu
Colaborando com os debates sobre como potencializar o turismo náutico de águas doces, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) apoiou a realização do Congresso Internacional Náutica de Águas Doces Edição Especial Lago de Itaipu, realizado nesta sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu. O congresso é um espaço de discussão sobre os desafios e as oportunidades que o turismo das águas oferece para prefeitos, secretários de turismo e agentes do setor.
Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ações bem-sucedidas em turismo náutico, com a apresentação de cases locais, nacionais e internacionais. Em parceria com a Náutica, a iniciativa foi uma realização do PTI e da Itaipu Binacional.
Trazendo temas como infraestrutura náutica, legislação e normas do uso das margens de reservatórios do Lago de Itaipu, o congresso ocorreu no Wish Resort Golf, com presença de cerca de 80 participantes durante todo o dia.
O diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites, integrou a mesa que tratou sobre a “Criação do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu”. A discussão contou também com a colaboração do Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, André Alliana, o Presidente dos Municípios Lindeiros, Evandro Miguel Grade, representando a Itaipu Binacional, Aline Teigão e representando a Adetur, Dagmar Pedrozo. A proposta fórum é unir os municípios localizados às margens do Lago de Itaipu por meio de programas e atividades como pescarias, excursões, regatas, esportes aquáticos e lazer.
Fortalecimento do turismo náutico
Segundo Yuri, o congresso traz o fortalecimento do debate para o turismo, com um olhar voltado para o Lago de Itaipu, abordando questões técnicas, desde a questão ambiental, legislação e a intensificação desse espaço como atrativo como atração turística. “Dinamizar esse setor tão importante que é o turismo, ampliando discussões para o turismo náutico, fortalece a missão do Parque Tecnológico em promover a conexão entre o público, provado e a sociedade civil, juntamente com os demais executores”, afirmou o diretor de Turismo do PTI.
“O PTI é um grande parceiro no Boat Show e na realização do congresso para que nos próximos anos esse legado gerado possa refletir em soluções e tecnologias que resultem no bem-estar social, geração de emprego, renda e no desenvolvimento do nosso território”, destacou Yuri.
Foz Internacional Boat Show
O Congresso Internacional Náutica Edição Especial Lago de Itaipu ocorreu paralelamente ao 1º Foz Internacional Boat Show, que iniciou na quinta-feira (23) e segue até o domingo (26), no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI). Ao longo de quatro dias de exposição a expectativa é reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos na faixa dos 40 pés — a maioria deles disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.
Primeiro em água doce do Brasil e, também, primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, o Boat Show de Foz é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar, com apoio da Adetur.