Projeto inovador sobre sustentabilidade e meio ambiente recebe prêmio concedido pelo DWIH São Paulo

baixados (38)

Startup responsável pelo projeto sobre captura de carbono de gases venceu o desafio da edição 2023 do Startups Connected

A startup alemã Colipi foi a grande vencedora do desafio “Resilient Society”, promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo no Programa Startups Connected. A premiação, que pode ser assistida na íntegra pelo link no YouTube, aconteceu em São Paulo, no dia 14 de novembro, durante a 11ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade (CBAIS).

Proposto pelo DWIH durante o Startups Connected, o desafio teve como objetivo estimular as startups de base científica participantes a propor soluções inovadoras para contribuir com a resiliência da sociedade brasileira– ou mesmo da humanidade e do planeta –, com propostas orientadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Atenta aos objetivos, a solução apresentada pela Colipi – uma spin-off oriunda da Technische Universität Hamburg (TUHH)- propõe capturar dióxido de carbono visando a descarbonização do planeta, uma das metas estipuladas por vários países em todo o mundo até 2050.

De acordo com a ideia, uma gama de produtos de maior valor agregado, como combustíveis, energia e químicos será gerada ao se utilizar a biomassa como insumo com seus processos e equipamentos altamente integrados. Este processo, apesar de ser mais limpo do que os que utilizam petroquímicos, ainda emite muito dióxido de carbono – exatamente o material absorvido pelas bactérias, o que, segundo a Colipi, fecharia o ciclo bioeconômico.

“Fico muito satisfeito com o fato de a Colipi ter conquistado o primeiro lugar em nosso programa Startups Connected, apesar da forte concorrência. A empresa deixou uma forte impressão no júri durante a apresentação. Tanto a relevância da abordagem, quanto a solução apresentada parecem convincentes em vista das mudanças climáticas. Em nome de todo o DWIH São Paulo, desejo que a Colipi tenha sucesso no Brasil e acho que a vitória a ajudará a alcançá-lo”, parabenizou Jochen Hellmann, diretor do DWIH São Paulo e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil.

Ao vencer o desafio, a Colipi terá o direto de usufruir de um plano de aceleração da CâmaraBrasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) que inclui: a realização de uma pesquisa de mercado, suporte para desenvolvimento de projeto piloto (reuniões presenciais ou remotas), uma viagem de negócios ao Brasil – que aconteceu em novembro – , uso de espaço de coworking da Câmara por representante em São Paulo por até seis meses, associação à AHK São Paulo, intermediação de contatos, e, por fim, um evento (demo-day ou outro similar) sob medida organizado pela instituição.

 Além de Hellmann, fizeram parte do corpo de jurados do Startups Connected Sören Metz, presidente do Conselho do DWIH São Paulo e representante local da Universidade Técnica de München (TUM); Antônio Lacerda, Head of Innovation da AHK São Paulo e Senior Vice President of Chemicals and Performance Products na BASF; Sylvia Maria Affonso, responsável por relações públicas e institucionais da agência de inovação Agits da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Adriana Camargo de Brito, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464