Unio assessora família controladora da Pantlântica em captação de recursos e reestruturação societária

b04jkt4kd8eepsottlcxjqwsu

Reorganização envolve venda de parte das ações da Panatlântica para a CSN, fortalecendo o relacionamento estratégico entre as partes

A Unio Partners liderou a recente operação de reestruturação societária da Panatlântica, empresa brasileira com mais de sete décadas de experiência no processamento, relaminação e distribuição de aços planos. A Panatlântica anunciou, em outubro, a assinatura dessa reorganização, que envolveu captação de recursos junto à XP/Modal e a venda de 18,61% de suas ações para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que aumentou sua participação na Panatlântica para 29,91%. A operação fortalece o relacionamento entre as empresas e solidifica ainda mais a posição de liderança da Panatlântica no segmento.

“Transações com estas características envolvem uma variedade de alternativas e mecanismos, com o objetivo de melhorar a gestão, profissionalizar a companhia e atender a necessidades estratégicas, como expansão operacional ou sucessão”, afirma Marco Dorigon, sócio da Unio Partners, consultoria especializada em fusões, aquisições e wealth management.

Segundo o executivo, a transação é resultado de um intenso trabalho tanto do time de Corporate Advisory quanto do time de Wealth Management. “A Unio foi contratada para conduzir uma assessoria financeira ampla, que andasse junto com o braço de wealth management para a gestão patrimonial dos braços familiares. O objetivo da Panatlântica é profissionalizar ainda mais a gestão e expandir suas operações”, diz Dorigon.

O executivo afirma que a transação da Panatlântica exemplifica a complexidade técnica e emocional envolvida nesse tipo de negócio, especialmente quando famílias estão envolvidas. A recomendação da Unio Partners, resultante do processo de análise e consultoria, foi a reestruturação societária, em que a família controladora passou a deter 65% do negócio após a saída de dois núcleos familiares do quadro societário. Além disso, como parte da transação a CSN aumentou sua participação para cerca de 30%. O “free float” atual da Panatlântica, que é de aproximadamente 5%, permaneceu inalterado.

A Panatlântica, fundada em 1952 no Rio Grande do Sul, é a principal cliente da CSN em siderurgia. “A conclusão da operação agregará valor tanto para a Panatlântica quanto para a CSN, proporcionando benefícios estratégicos para ambas. Aos olhos da CSN, o aumento de participação é estratégico, pois a empresa aumenta sua capilaridade de distribuição de aço na região Sul do Brasil. Já para a Panatlântica, além da reorganização societária entre as famílias fundadoras, há uma avenida clara para crescer suas operações e aumentar significativamente o volume de aço vendido”, reforça o sócio da Unio Partners.

Durante o processo de um ano e meio, a Unio Partners assessorou a Panatlântica e seus acionistas controladores. A captação de recursos ocorrerá através de uma dívida estruturada pela XP/Modal , cujo objetivo será fornecer o capital necessário para o núcleo familiar que permanece controlador da Companhia. Agora, o processo seguirá para a avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Sobre a Unio Partners

A Unio Partners é uma assessoria financeira e estratégica independente, fundada por executivos oriundos dos mais renomados bancos de investimento globais, com vasta experiência em fusões & aquisições e assessoria estratégica nos mais diversos setores da economia. O entusiasmo da Unio consiste em criar relacionamentos de longo prazo com seus clientes e com todo o rol de investidores.

Para tal, oferecemos assessoria financeira, estratégica e negocial customizada e de alto valor agregado, com presença irrestrita dos sócios, promovendo melhores resultados em todos os desafios estratégicos de nossos clientes, inclusive após as transações.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464