Icafest se firma como evento referência em cafés especiais na região da Alta Mogiana

Divulgação

b7663cb7-2f20-486b-a317-0caed5fe42a6

“Esse evento tomou uma dimensão maior e se tornou o festival da região toda que lida e vive do café”, declarou o prefeito de Ibiraci na abertura do Icafest. A 2ª edição do festival teve início nesta quinta-feira (28) e segue até este sábado


Da esquerda para a direita: o prefeito de Ibiraci, Ismael Silva Cândido, e o vice-presidente da AMSC, André Cunha, na abertura do festival

O Icafest – Festival do Café de Ibiraci começou nesta quinta-feira (28). Em sua 2ª edição, o evento se firma como referência em eventos focados em café, de ponta a ponta, na região da Alta Mogiana. “O Icafest tomou uma dimensão maior e se tornou o festival da cidade de Ibiraci e da região toda que lida e vive do café”, afirmou o prefeito do município, Ismael Silva Cândido, durante a abertura do evento.

A cerimônia contou com falas de outras autoridades, como André Cunha, vice-presidente da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), realizadora do evento junto à Prefeitura da cidade mineira. “Tenho muito orgulho de produzir café também aqui em Ibiraci. E falar desse evento me traz uma grande honra. Com essa organização e uma equipe tão empenhada, junto com empresas e patrocinadores, eu vejo que esse evento é um sucesso e muitos outros virão por aí”, disse Cunha.

Ibiraci é um dos municípios que passaram a integrar a Região da Alta Mogiana mais recentemente. “Isso trouxe Ibiraci para fazer parte desse grupo seleto de cafeicultores. Todos os produtores acreditaram neste evento, e voltaram agora para abrilhantar mais ainda esta segunda edição”, destacou o prefeito, lembrando a importância do café especial para a cidade como um todo. “Mesmo quem não produz café, depende da movimentação cafeeira em qualquer atividade que esteja. Todos nós estamos diretamente ligados ao café”, concluiu ele.

“Eu vejo que o trabalho da Associação junto a outras instituições vai trazer melhores momentos para a cafeicultura da Alta Mogiana. Isso inclui ter o reconhecimento no mundo dos cafés e trazer a agregação de valor ao produto. Não só é falar que faz café especial, mas também colocar o café no mercado com valor agregado”, acrescentou Cunha.

Conteúdo e atividades

O primeiro dia de evento contou, ainda, com palestras de especialistas como o engenheiro agrônomo Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Procafé. Ele falou sobre Manejo da Lavoura para as condições no município e, entre os desafios e questões que citou, Jordão falou de variedades e de mudanças climáticas na prática. “Hoje em dia um dos principais desafios é a seca. Se antes não se falava em irrigação em Ibiraci, hoje em dia precisamos repensar isso”, pontuou ele.


Produtoras e empreendedoras deram seus depoimentos no ‘Mulheres no Topo

Outras atividades foram o painel do Banco do Brasil do projeto Mulheres no topo, que reuniu produtoras para contar suas histórias e teve coordenação da gerente de Relacionamento da agência do Banco do Brasil de Ibiraci, Geralda Matos. Outra atividade foi realizada pela especialista em cafés, Mariana Proença. No primeiro dia de evento, a jornalista e comunicadora coordenou uma dinâmica do café nas garrafas, trazendo bebidas da região para o público provar.

Ainda na programação do primeiro dia de Icafest, aconteceu uma das fases do Concurso de Qualidade de Cafés da Alta Mogiana. Em uma sala exclusiva, provadores profissionais de café realizaram a pré-seleção do certame deste ano. O Concurso está em sua 21ª edição e avaliar cafés inscritos em três categorias: natural, cereja descascado e fermentação controlada.

O Icafest segue até o dia 30 de setembro, reunindo todos os elos da cadeia produtiva do café. A programação é totalmente gratuita, e inclui palestras e workshops com temas atuais da cafeicultura, além de feira com expositores.


Marcelo Jordão trouxe informações focadas no manejo de lavoura em Ibiraci (MG)

Sobre o Icafest

O Icafest criado a partir de uma iniciativa da Prefeitura local, idealizado para criar oportunidades para os cafeicultores do município e do seu entorno. O evento conta realização da Prefeitura de Ibiraci e da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), gestora da Indicação de Procedência da região.

O festival tem patrocínio dos Expositores Ouro Cocapec, Cocapil, Specialty Coffees, e Bayer, dos Expositores Prata Cooxupé e JXO, além do Expositor Bronze Mocafor Tratores, concessionária New Holand.

Sobre a Região da Alta Mogiana

A Alta Mogiana é uma região que possui Indicação de Procedência do Café. A certificação é conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e atesta que os grãos produzidos ali têm características e uma história exclusiva da região. Neste ano, mais sete municípios foram incluídos na IP da Alta Mogiana, que agora abrange 23 municípios.

Serviço

Icafest – Festival do Café de Ibiraci

Quando: Dias 28, 29 e 30 de setembro, 2023, das 12h às 20h

Onde: R. Pres. Getúlio Vargas, 315-475, Ibiraci (MG), Região da Alta Mogiana


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464