‘Decola’ vai conectar estudantes ao mercado de trabalho de games
Estudantes do NAVE vão apresentar seus projetos desenvolvidos na escola
Realizado na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, a programação gratuita inclui oficinas práticas com especialistas, rodas de conversa com profissionais do mercado de trabalho e exposição de projetos de estudantes do NAVE Rio e NAVE Recife
Conectar estudantes e recém-formados no ensino médio às novas tendências do setor criativo e ao mercado de trabalho de games, animação e audiovisual. Esta é a proposta do Decola, evento gratuito que acontece dia 4 de outubro na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. A vasta programação conta com oficinas práticas com especialistas, rodas de conversa com profissionais do mercado de trabalho, palestras e exposição de projetos desenvolvidos por estudantes do NAVE (Núcleo Avançado de Ensino), programa de ensino do Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. O Decola faz parte do projeto NAVE Mídia_LAB, realizado pela Baluarte Cultura e pelo Oi Futuro, e é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Ao longo de todo o evento, os participantes terão a chance de aprender, ouvir histórias e interagir com profissionais da indústria criativa que transformaram as suas paixões em oportunidades de trabalho. As quatro rodas de conversa, focadas em games, animação, audiovisual e redes sociais, vão contar com experientes nomes do mercado, como Zé Brandão, sócio fundador do Copa Studio, uma das maiores empresas de desenhos animados da América Latina, indicada ao Emmy Kids Internacional por ‘Irmão do Jorel’; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames); Marlus Araújo, designer, diretor de arte, programador criativo e fundador do MUSEU.XYZ; e Isabela Reis, jornalista, produtora de conteúdo e podcaster.
Seis oficinas (“Back-end na prática”, “Criando Jogos Digitais”, “Recriando tecnologias”, “Criação de Podcasts”, “Criando personagens”, “Pitching de projetos”) sobre assuntos em alta no mercado de trabalho também irão oferecer aos estudantes e recém-formados uma oportunidade de colocar a mão na massa e experimentar na prática os primeiros passos de diversas áreas de atuação. Durante a oficina sobre Pitching de projetos, por exemplo, os participantes vão aprender com Iasmim Alves, criadora da premiada startup +Torcedoras, que incentiva o acesso de mulheres aos estádios de futebol, a como tirarem suas ideias do papel e as apresentarem para empresas. Já na oficina Criando personagens, o designer, animador e ex-estudante do NAVE Rio, Iásio Neris, que já atuou em projetos como “O Brasil de Tuhu” e “Irmão do Jorel”, vai lecionar sobre desenho gestual, tipos de linhas e estilização de personagens a partir de fotos de referência.
O Decola terá ainda a exposição de 12 projetos de estudantes do NAVE Rio e NAVE Recife, que desenvolveram jogos, aplicativos e plataformas digitais com variadas funcionalidades durante as aulas nas escolas. É o caso do da aluna pernambucana Allana Silva, que virá ao Rio apresentar o Clepher, um aplicativo que auxilia familiares de idosos a monitorarem a saúde dos parentes de forma mais eficiente, por meio de um software acessível, e é finalista do ONDA, a Olimpíada Nacional de Aplicativos. Outro projeto de destaque é o jogo Guardião da Floresta, desenvolvido por cinco alunos do NAVE Rio, que busca conscientizar os jogadores sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica fazendo uso de gráficos em 3D e jogabilidade cativante. Os projetos estarão em exposição na Biblioteca Parque Estadual durante todo o evento, e seis deles também vão participar de uma arena de pitching, na qual os jovens irão apresentar suas ideias para uma banca de profissionais de mercado.
Os trabalhos foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Os alunos do Programa NAVE são sempre desafiados a pensar e desenvolver soluções que promovam a conscientização ou apresentem caminhos para os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo.
“O Decola será uma grande imersão na indústria criativa, uma oportunidade única para os jovens que queiram entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho em áreas de tecnologia e inovação. Com atividades como rodas de conversa, oficina e exposição, eles irão conhecer um pouco do trabalho desenvolvido no Programa NAVE, que oferece educação integral e um diploma técnico voltado para as áreas de tecnologia, um mercado em contínua transformação. No evento, também vamos dar voz e protagonismo aos estudantes das escolas do Rio e de Recife para que apresentem seus projetos”, afirma Aline Almeida, gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do Oi Futuro.
“O mercado de trabalho está exponencialmente sendo transformado, as tendências projetadas para as próximas décadas estão já se tornando realidade. Sabemos com os dados da pesquisa “Futuro do Trabalho” (Fórum Econômico Mundial e Fundação Dom Cabral), que 23% das ocupações devem se modificar até 2027 e que as inovações e disrupções tecnológicas vão, ao mesmo tempo, criar e eliminar milhões de empregos. O Decola foi pensado para ser um espaço em que jovens terão a oportunidade de se conectar com a realidade do mundo do trabalho no segmento da Economia Criativa, que hoje responde por 3,11% do PIB no Brasil e que teve crescimento de 78% na última década (Fundação Itaú Cultural), revelando-se um dos principais setores da empregabilidade neste mundo em acelerada transformação”, ressalta Paula Brandão, sócia e diretora da Baluarte Cultura.
Para acessar a programação completa e garantir a participação no Decola, os interessados precisam retirar seus ingressos gratuitamente neste link. Para participação nas oficinas, que têm vagas limitadas, é necessária a retirada de ingresso específico, também no link. A inscrição nas oficinas também dá acesso às exposições e às rodas de conversa, enquanto o ingresso de ‘Entrada Geral’ dará acesso apenas às exposições e às rodas de conversa.
Sobre o instituto Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
O Oi Futuro gerencia também o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.
Sobre a Baluarte
A Baluarte Cultura cria soluções que unem interesses da sociedade e de empresas ajudando a construir um mundo com mais equidade através de parcerias multissetoriais.
É empresa B, certificada desde 2015, e integra o movimento global das melhores empresas para o mundo. Também é signatária do Pacto Global (vencedora do Primeiro Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global) e do Women’s Empowerment Principles (ONU – Menção Honrosa no Prêmio WEPS Brasil).
Sua atuação está estrategicamente pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS – Agenda 2030 da ONU). Em nossas atuações mais recentes, buscamos fortalecer através de nossos projetos principalmente o ODS 10 (Redução das Desigualdades).
Serviço:
Decola 2023
Dia: Quarta-feira, 4 de outubro de 2023
Horário: 10h às 16h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004