Programa DEVE receber 1.200 animais para avaliações do Circuito Nelore de Qualidade 2023 

image010

Ituiutaba (MG) será palco da 13ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, no dia 26 de setembro. Mais de 1.200 animais terão suas carcaças avaliadas. A Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), lidera essa etapa. Os trabalhos serão realizados na unidade frigorífica local da Friboi, uma das principais parceiras na 25ª edição do Circuito, juntamente com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Esta é a segunda etapa realizada em Minas Gerais, neste ano. A primeira etapa, em Iturama, teve como saldo aprendizados valiosos e resultados positivos. Agora, estamos animados para ver como os neloristas de Ituiutaba demonstrarão seu talento e dedicação na produção da raça. Acreditamos que o estado tem um potencial tremendo na criação animal de alta qualidade”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Locateli completa que os pecuaristas têm se esforçado incansavelmente para aprimorar suas técnicas de criação e manejo, visando sempre à excelência. “Nesse sentido, a parceria com a AMCN tem sido fundamental para o sucesso deste evento no estado, e juntos estamos construindo um futuro brilhante para o Nelore.”

“Estamos com altas expectativas para ver os avanços, com animais cada vez melhores que refletem sua excepcional herança genética e o manejo especializado que recebem. Estamos confiantes de que o Circuito continuará a ser um palco para a troca de conhecimentos e celebração da excelência na criação de animais da raça”, comenta Loy Rocha, gestor executivo da AMCN. 

Novidades do campeonato 

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.   


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464