Alunos maringaenses participam de cooperativas escolares

dd373463-46e5-48d7-983d-cad719799ce5

Com o objetivo de formar lideranças e oferecer oportunidades de vivenciar o cooperativismo, a Sicredi Dexis realizou na última terça-feira (dia 19) as assembleias de fundação de duas cooperativas escolares em Maringá. A Cultivando o Futuro é formada por alunos da entidade Lins de Vasconcellos, e a Mundializando é gerida por estudantes do Colégio Regina Mundi. São as primeiras cooperativas deste modelo instituídas pela Sicredi Dexis – no Paraná há apenas mais uma em funcionamento no Sistema Sicredi.

Para o diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, as cooperativas escolares são uma oportunidade de disseminar o cooperativismo e formar futuras lideranças. “Este é um passo brilhante na carreira de vocês, mas também com foco no bem da coletividade”.

Também presente nas assembleias, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou o papel de uma entidade privada como a Sicredi Dexis na educação, contribuindo para a formação de estudantes com espírito coletivo e democrático, incentivando a tomada de decisões colegiadas. Ele mesmo integrou uma cooperativa escolar agrícola na adolescência.

Tal como uma assembleia oficial, os alunos publicaram edital de convocação e de forma democrática, com direito a voto, aprovaram o estatuto, apresentaram logomarca e elegeram os membros dos conselhos de Administração e Fiscal. No caso do Lins de Vasconcellos, além dos alunos, a assembleia foi acompanhada por colaboradores e voluntários da entidade. Já a assembleia do Regina Mundi teve a participação dos pais dos alunos.

Todo o trabalho das cooperativas escolares é acompanhado por um professor-orientador, após treinamento e com acompanhamento de assessores pedagógicos da Sicredi Dexis. A cooperativa conta com uma metodologia própria, que é a Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, um jogo com quatro fases, com sete estágios cada.

No Colégio Regina Mundi participam 28 alunos do nono ano do ensino fundamental ao segundo ano do ensino médio no contraturno escolar – os encontros ocorrem desde novembro do ano passado às terças-feiras. Já no Lins Vasconcellos, que prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, são 26 adolescentes que participam aos sábados de manhã desde fevereiro.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464