Entidade mundial realiza nova rodada de testes para identificar superinteligentes em 18 cidades no País
Exames são destinados às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior
Associação Mensa Brasil promove testes nos dias 23/9, 30/9 e 7/10 para identificar pessoas com inteligência muito acima da média em Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vale do Aço (MG) e Vale do Paraíba (SP)
A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, está intensificando ações para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.
A entidade promove nos dias 23/9, 30/9 e 7/10 novas rodadas de testes de admissão, com avaliação de quociente de inteligência (QI), em 18 cidades brasileiras: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Macapá (AP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vale do Aço (MG) e Vale do Paraíba (SP).
As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. O local e horário do teste são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o País. “A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos melhor aproveitar essas capacidades, em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia.
“Trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, observa Sauaia.
Atualmente, a entidade possui 2,6 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1226 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, Paraná, com 193, e Rio Grande do Sul, com 115.
Serviço
Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil
OBS – Local e horário são informados de maneira individual aos inscritos
Data: 23 de setembro de 2023
Curitiba – PR
Data: 30 de setembro de 2023
Aracaju – SE
Belém – PA
Belo Horizonte – MG
Campinas – SP
Fortaleza (CE)
Goiânia – GO
João Pessoa (PB)
Macapá – AP
Natal – RN
Porto Alegre – RS
Recife – PE
Ribeirão Preto – SP
Rio de Janeiro – RJ
São Paulo – SP
Vale do Aço – MG
Vale do Paraíba – SP