As primeiras atrações da Flim 2023 são divulgadas pela prefeitura

gd_31a26ec95d03

A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) chega à 10ª edição em 2023 com investimentos da gestão municipal para fortalecimento das artes literárias. Neste ano, as ações ocorrem entre os dias 4 e 8 de outubro, no estacionamento do Estádio Willie Davids. O evento reunirá literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais para a comunidade. O prefeito Ulisses Maia anunciou as primeiras atrações da Flim 2023.  

As primeiras atrações confirmadas na edição deste ano são a premiada jornalista Patrícia Campos Mello, o escritor e jornalista Tom Farias, um dos destaques da literatura afro-brasileira, e o escritor Afonso Cruz, um dos grandes autores da literatura contemporânea portuguesa. A Flim 2023 também terá a presença do escritor carioca Geovani Martins, finalista do prêmio Jabuti com o livro ′O sol na cabeça′, obra que reúne contos sobre a realidade periférica carioca, e a paranaense Luci Collin. O grande show será com a multiartista Letrux. 

“A Flim 2023 será a maior da história. Essa grande festa reforça o compromisso da nossa gestão com a valorização da arte, literatura e cultura. É importante destacar também que a Flim garante a oportunidade de artistas e produtores divulgarem os trabalhos, obras literárias e produções artísticas, o que representa geração de renda para essa categoria”, destaca o prefeito Ulisses Maia. Ele reforça que todas as ações e palestras são gratuitas.

A Flim conta com a participação de escolas, universidades e editoras locais. Além disso, é uma oportunidade para que expositores possam divulgar trabalhos, obras literárias e produções artísticas. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, abriu quatro chamamentos para autores independentes, artistas visuais, lançamentos literários e uso de estandes. Clique aqui e confira os chamamentos.  

Em edições anteriores, a festa já reuniu grandes escritores, como Milton Hatoum, Daniela Arbex, Ziraldo, Ana Maria Machado, Caco Barcellos, José Eduardo Agualusa, Cidinha da Silva, Itamar Vieira Junior e Márcia Tiburi. O secretário de Cultura, Victor Simião, explica que a programação deste ano é comemorativa em alusão à 10ª edição da Flim e reúne grandes nomes com experiências diversas na literatura. Neste ano, a estimativa é que o evento reúna público 50 mil pessoas. O município divulgará em breve a programação completa da Flim 2023, com anúncio de novas atrações.

Conheça as atrações da Flim 2023:

Patrícia Campos Mello – Repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, Patrícia Campos Mello escreveu os livros ′A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital′, que aborda as ameaças à liberdade de imprensa no Brasil e no mundo, e  ′Lua de mel em Kobane′, sobre um casal de sírios sobrevivendo ao cerco do Estado Islâmico. Vencedora de diversos prêmios como Maria Moors Cabot, Internacional de Liberdade de Imprensa e do Rei da Espanha.

Tom Farias –  Escritor, jornalista, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Empenhado no resgate e valorização de grandes personalidades da cultura e história afro-brasileira, é autor das afrobiografias ′Cruz e Sousa: Dante negro do Brasil′, finalista do prêmio Jabuti 2009, e ′Carolina: uma biografia′, finalista do Jabuti 2019 e ganhadora do prêmio Flup do mesmo ano. 

Afonso Cruz – Escritor, ilustrador, cineasta e músico português. Foi vencedor do Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2010, com o livro ′Enciclopédia da Estória Universal′, e do Prêmio da União Europeia de Literatura, com ′A boneca de Kokoschka′.

Geovani Martins – Carioca, Geovani Martins trabalhou como ′homem-placa′, atendente de lanchonete e de barraca de praia. Em 2013 e 2015, participou das oficinas da Festa Literária das Periferias, a Flup. Em 2018 publicou o primeiro livro, a coletânea de contos ′O sol na cabeça′, finalista do prêmio Jabuti e que aborda a realidade periférica carioca. Também é autor do romance ′Via ápia′, uma narrativa sobre os impactos da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na vida dos moradores da Rocinha.

Luci Collin – A escritora paranaense tem 24 livros publicados, dos quais a obra ′A palavra algo′, fez parte das obras literárias do vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ela é conhecida pela experimentação e abordagem de temas da pós-modernidade, como metanarrativas e crises identitárias.

Letrux – A multiartista é cantora, compositora, instrumentista, atriz e escritora. Com canções que passeiam entre a disco music, música eletrônica, rock e MPB, ela lançou neste ano o terceiro disco solo, chamado ′Letrux como mulher girafa′. A obra, dedicada à cantora Rita Lee, traz uma tendência animalesca para falar das emoções, dos amores e da própria existência.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464