Projeto cria o Dia do Rei Pelé no Calendário Oficial do Estado
Projeto cria o Dia do Rei Pelé no Calendário Oficial do Estado
O papel de Pelé na condição de maior atleta brasileiro de todos os tempos e, em especial, a dedicação de Edson Arantes do Nascimento a causas sociais – caso do Hospital Pequeno Príncipe – motivou os deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD) e Ney Leprevost (União) a apresentarem projeto na Assembleia que institui o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de novembro.
Numa extensa justificativa, além de destacarem o papel do atleta na área esportiva, seus títulos mundiais, o sucesso internacional com a seleção brasileira e o Santos, seus 1.283 gols marcados e sua genialidade em campo, os deputados lembraram que também pelas transmissões ao vivo por rádio e televisão, Pelé contribuiu para que o futebol se tornasse o esporte mais popular do planeta e conquistasse gerações de fãs.
Instituição
“Ele se tornou, a rigor, uma “instituição nacional” e sinônimo de Brasil mundo afora. Muito cedo, em 1958, foi denominado “Rei do Futebol”. Mais tarde, reconhecido como “Atleta do Século” e vencedor do prêmio de “Melhor Jogador de Futebol do Século XX”. Se tornou um grande símbolo nacional, do brasileiro brilhante, negro e criativo, oriundo de família simples, trabalhadora e honrada como tantas outras do nosso país”, ressalta a justificativa.
Ainda segundo o projeto, “o legado de Pelé transcendeu amplamente o mundo esportivo. Em 1969, uma guerra foi interrompida para que as pessoas pudessem testemunhar sua habilidade em campo. Ele serviu como embaixador de organizações como a ONU, UNESCO e UNICEF – inclusive sendo nomeado “Embaixador da Boa Vontade” para a histórica “Cúpula da Terra da ONU” realizada no Rio de Janeiro, conhecida como “Eco 92”, e apoiando esforços humanitários globais em prol da sustentabilidade do planeta”.
Social
Na homenagem proposta ao ex-Ministro do Esporte, que também batizou a Lei 9615/1998, e que virou adjetivo no dicionário, os autores do projeto dedicam parte da justificativa ao trabalho social de Pelé. Lembram que o maior hospital pediátrico do país, o Pequeno Príncipe, em Curitiba, concedendo seu nome ao “Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe”, instituição dedicada à pesquisa em saúde de crianças e adolescentes, que tem como foco a pesquisa de doenças complexas da infância para prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos mais assertivos, beneficiando crianças de todo o Brasil.
“Cinquenta anos depois daquele gol histórico, seu compromisso continua vivo por meio do trabalho da renomada e inspiradora instituição, da qual, nós paranaenses, temos muito orgulho”, concluem Curi, Bakri e Leprevost.