Projeto de escola integral deve mapear inteligência das crianças para melhorar práticas de ensino, recomenda entidade global de alto QI

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Na avaliação da Mensa Brasil, estabelecer políticas públicas de identificação dos chamados superinteligentes, tanto em escolas públicas quanto privadas, é estratégico para melhorar o desenvolvimento do potencial intelectual em prol da sociedade brasileira

As propostas apresentadas nesta semana pelo presidente Lula durante o lançamento do programa de escolas integrais no Brasil, que sinaliza ações voltadas para o acolhimento e desenvolvimento intelectual dos alunos, poderiam incluir um sistema nacional e estruturado de avaliação da inteligência das crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental. A recomendação é da Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto Quociente de Inteligência (QI) do mundo.

Na visão da entidade, esse modelo estruturado de avaliação deve servir de base para a identificação dos chamados superinteligentes já nos primeiros anos de vida escolar, seja em instituições públicas ou privadas e independente do período escolar vigente, no sentido de promover o direcionamento e o desenvolvimento dos potenciais intelectuais no Brasil, garantindo atendimento e educação apropriados desses indivíduos.  

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, a promoção de políticas públicas nesta área é estratégica para a evolução social, econômica e ambiental do País. “Além de melhorar os indicadores educacionais, tais medidas auxiliam na identificação de indivíduos com potencial cognitivo excepcionalmente elevado e que, com o adequado suporte socioeducacional, vão oferecer relevantes contribuições ao desenvolvimento da nação, em diversas áreas”, explica.

“O Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. Temos uma das maiores populações do planeta. E cerca de 2% dos habitantes no País podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média, mas ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos. Um um bom caminho seria começar pelas crianças e adolescentes a partir de políticas públicas estruturadas, em linha com as já utilizadas na China, Estados Unidos e diversos países europeus”, aponta Sauaia.

Assim, para a Mensa Brasil, identificar as características da superinteligência em uma criança, adolescente ou até num adulto é extremamente importante. Isso ajuda no autoconhecimento e aceitação da pessoa, permite melhor ajustar as atividades escolares, pessoais e profissionais às suas habilidades e competências, contribui para o desenvolvimento de oportunidades adequadas ao seu perfil cognitivo, fortalece sua identidade, facilita na busca de relacionamento com pares que tenham interesses e perfis semelhantes, entre outros benefícios.

Mais de 500 crianças superinteligentes já identificadas

Atualmente, a Mensa Brasil, possui mais de 500 crianças e adolescentes superinteligentes já identificados no território nacional. A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Já em setembro de 2011, ingressou na associação um membro ainda mais novo, com 7 anos de idade. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem 2 e 3 anos de idade. Para a entidade fazer a identificação de menores e integrar no quadro de associados, basta os pais ou responsáveis submeterem laudos de testes de inteligência, feitos de maneira particular com profissionais credenciados oficialmente para tal.   


Alguns sinais de alto QI em crianças:

  • Raciocínio rápido para resolver problemas.
  • Boa memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas, imagens, números etc.).
  • Boa memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao mesmo tempo.
  • Consegue diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade.
  • Rápida curva de aprendizado, apresentando habilidades avançadas para a sua idade cronológica: crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes; crianças que conseguem compor uma música sem nunca ter estudado para isso etc.

Mais características:

  • Vocabulário avançado para a sua idade;
  • Alfabetização precoce;
  • Excelente desempenho em uma ou mais disciplinas em comparação a seus pares;
  • Grande interesse por um assunto e especial dedicação a ele;
  • Alto grau de curiosidade;
  • Criatividade;
  • Habilidade para adaptar ou modificar ideias;
  • Facilidade em fazer observações perspicazes;
  • Persistência ao buscar um objetivo;
  • Comportamento que requer pouca orientação do professor;
  • Liderança e autoconfiança.

Sobre a Associação Mensa Brasil

Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.

Sobre a Mensa Internacional

Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.


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