Inteligência Artificial aplicada aos negócios alavancará um crescimento de empregos na área de 30% até 2027
Antes de ser engolido por essa onda, é preciso surfá-la”, explica Rugerio Rugério
Inteligência Artificial aplicada aos negócios alavancará um crescimento de empregos na área de 30% até 2027
Com apenas 2 meses após a sua liberação para o público, o Chat GPT alcançou uma impressionante marca de 100 milhões de usuários, tornando-se a ferramenta digital de maior adoção em massa na história da humanidade, segundo os dados divulgados pela empresa de análise de investimentos UBS. No mundo corporativo, de acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas estão em busca de incorporar sistemas de IA, causando um crescimento de empregos na área de 30% até 2027.
Essa rápida disseminação é resultado direto de sua capacidade em auxiliar nas tarefas cotidianas, como redação, pesquisa, traduções, planejamento de viagens, solução de problemas técnicos, e diversas outras atividades.
Essa tecnologia recebe cada vez mais investimentos, o que significa que não podemos prever exatamente o que irá acontecer nos próximos anos. Segundo Alexandre Rugerio, CEO da agência de marketing figital, Hub BMD, adaptar-se a essa nova realidade não é uma escolha, pois a mudança já está acontecendo. Empresas que não buscarem acompanhar a revolução digital, irão sofrer consequências.
“Sem dúvida alguma, empresas que forem resistentes a essa adaptação irão sofrer com falta de insights estratégicos, dificuldade com análise de dados, relevância, competitividade e eficiência operacional. Mas, o mais incrível, é que no final das contas ela irá fazer uso dessas ferramentas, por exemplo, seu celular opera com IA, seu televisor, seu armazenamento em nuvem, suas redes sociais. Antes de ser engolido por essa onda, é preciso surfá-la”, explica Rugerio.
A IA auxilia a impulsionar a eficiência, a produtividade e a inovação em diversas áreas. Exemplificando, um dos principais benefícios é a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e demoradas. Além disso, a IA pode executá-las com uma precisão inigualável, reduzindo erros e melhorando a qualidade dos processos.
“Sem dúvida o uso dessa tecnologia irá trazer benefícios significativos ao mercado. Impulsionando a inovação, eficiência operacional e a experiência do cliente. Muitas empresas já estão utilizando a IA para melhorar as operações de Supply Chain, processos de fabricação, análise de dados e insight de negócios, veja, por exemplo, a evolução dos Chatbots e veículos autônomos. Estamos a um passo de uma era onde a IA será primordial para operações cada vez mais integradas, impulsionando a eficiência, a personalização e a capacidade de tomar decisões mais efetivas”, avalia o CEO do Hub BMD.
Implementar a IA nos negócios requer estudo, pesquisa e bom senso. É preciso pensar com estratégia, definir objetivos e entender o que pode ser conectado ao seu negócio, a fim de trazer benefícios. Rugerio aconselha sobre como obter resultados a partir da aplicação da IA:
“Seja criterioso com necessidades e recursos, não perca tempo e dinheiro onde não precisa. Avalie sua estrutura tecnológica, os talentos em sua empresa, quais as oportunidades e melhorias que pode obter com essa implementação. Automação de Processos, análise de dados, personalização de produtos e serviços, atendimento ao cliente automatizado, previsão de demanda… Ah, sobre dados, é preciso avaliar como esses dados estão sendo coletados. Sempre monitore os resultados, crie KPI’s exequíveis para sua mensuração. Junto disso, fique sempre de olho nas inovações e novas atualizações dessa ferramenta. Isso pode ser um diferencial estratégico. Experimentação e adaptação contínua são fundamentais”.
O marketing digital é outro setor que passou por revoluções com a chegada da IA, pois permite que as empresas alcancem resultados mais eficazes e direcionados. A inteligência artificial no marketing é capaz de coletar, processar e analisar uma quantidade colossal de dados de forma ágil e precisa. Essa capacidade de lidar com grandes volumes de informações possibilita a criação de perfis detalhados dos clientes, compreendendo seus interesses, comportamentos e preferências. Essa valiosa inteligência permite que as empresas personalizem suas campanhas e comunicações, aumentando o engajamento e a satisfação do público. Muitos se enganam quando concluem que a IA chegou para acabar com as equipes estratégicas de design, social media, entre outras. Porém, é justamente o contr&aacu te;rio. Rugerio une em sua empresa o físico ao digital e comenta sobre a sua percepção ao longo dos anos enquanto gestor:
“Os principais diferenciais estão no impulsionamento da personalização, segmentação de audiência, otimização de campanhas, anúncios e análise de dados. É possível personalizar a campanha de forma mais rápida e efetiva utilizando comportamento de navegação, histórico de compras e interações, criação de ofertas e experiências personalizadas para cada público de forma diferenciada. Chatbots e assistentes virtuais que fornecem suporte e realizam transações como venda direta, por exemplo. Tudo isso irá aumentar o retorno de investimento. A tão famosa automação de marketing, com funis e estratégias mais inteligentes. Análise de sentimentos, com algoritmos que processam a linguagem natural dos clientes, i dentificando padrões com base em comentários, feedbacks e avaliações em sites e redes sociais. Enfim, tudo isso para alimentar a fera estratégica do marketing. Deixando-o muito mais estratégico e assertivo”, avalia.
A Inteligência Artificial traz consigo diversos desafios e questões importantes a serem consideradas, no entanto, seu impacto está mudando rapidamente o mundo em que vivemos e como conduzimos nossos negócios. Temas como ética, transparência e privacidade de dados são amplamente discutidos, mas apesar disso, não impedirão o crescimento exponencial dessa tecnologia que atrai investimentos em cifras astronômicas. Portanto, não deixe de acompanhar as atualizações sobre o universo do marketing para os negócios, pois a IA desempenhará um papel cada vez mais relevante nesse cenário.