Combate à LGBTfobia: Times de futebol se posicionam mais que organizações e somam 400 mil curtidas
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Estudo da Vert.se Inteligência mostra que conversas gerais sobre o tema reduziram em 37% no comparativo com 2022
A data de 17 de maio, dia de combate à LGBTfobia, costuma trazer inúmeras discussões nas redes sociais. Neste ano, foram 18,7 mil menções (de 7 a 17/5), 37% a menos do que em 2022, quando foram registradas quase 30 mil citações, como mostra estudo da Vert.se Inteligência, consultoria em inteligência de dados com foco em mídias sociais. A conversa, que acontece principalmente no Twitter (68%), contou com poucas marcas se manifestando sobre o tema.
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Fonte: Stilingue
Palavras de luta
Entre os termos relacionados à data, foi possível encontrar homofobia, transfobia, bifobia, além de preconceito, amor e respeito.
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TIMES SE MANIFESTAM
O termo futebol também aparece entre os principais termos relacionados. Não à toa, os times ocuparam o espaço de grandes marcas para se posicionarem contra a LGBTfobia. As maiores equipes do estado de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) se manifestaram sobre o tema e, juntos, somaram mais de 400 mil curtidas.
O mesmo ocorreu no resto do país, com muitos times. O apoio à causa é relevante. Entre 2021 e 2022, os casos de LGBTfobia no futebol aumentaram 76%, segundo relatório do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+. Somente no ano passado, foram 74 episódios de homofobia registrados no Anuário do Observatório do Coletivo.
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Vale destacar que o Ministério Público abriu investigação para apurar o caso de homofobia de corintianos contra são-paulinos durante o jogo entre Corinthians e São Paulo no último domingo (14), o que acarretou em 724 menções sobre o assunto, 26% delas no Facebook.
Sobre a Vert.se
A Vert.se é uma consultoria de inteligência de mercado e opinião pública baseada na análise de dados coletados das redes sociais. Uma das pioneiras no Brasil a atuar com inteligência aplicada a dados, com 12 anos de mercado. Seu objetivo é produzir soluções da intersecção entre aplicações Big Data, Data Mining, Social Media Analytics. Sua fórmula combina a experiência de um time interdisciplinar de analistas e engenheiros de software aplicando curiosidade e criatividade para inovar o processo de democratizar a inteligência. Tem como missão ficar na linha de frente desse movimento tecnológico, contribuindo com soluções inovadoras, para ser o maior aliado daqueles que buscam respostas e tomam importantes decisões.