Associação Brasileira de Migração e Mobilidade Global aponta medidas para que o Brasil esteja entre os destinos mais procurados pelos migrantes

58484fd5-48a6-4ce5-9d39-f6c15e550611

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, atualmente, quase 900 milhões de pessoas têm desejo de migrar para outros países. O impulso de migrar atingiu o seu ponto máximo no segundo ano de pandemia, em 2021. A Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI), aponta duas medidas para que o Brasil esteja entre os destinos mais procurados. 

A primeira medida é a ampla divulgação internacional das alternativas legais existentes no Brasil para receber todos os tipos de investidores estrangeiros a nômades profissionais e acolher humanitariamente todas as formas de refúgio. A segunda medida é priorizar a modernização e compatibilização da regulamentação migratória, fiscal e previdenciária para dar a necessária agilidade e efetividade. 

Nessa perspectiva de debater a respeito das melhorias para o setor de mobilidade no país, a ABEMMI realizará no dia 18 de maio, das 08h30 às 18h, o VIII ABEMMI SUMMIT 2023. O evento gratuito para associados, autoridades e imprensa, promoverá conhecimento sobre os temas mais atuais e relevantes, como as políticas migratórias nacionais, a importância da equidade, inclusão social e diversidade, todos os reflexos do novo cenário econômico global, a geopolítica e seus impactos no investimento estrangeiro e imigração.

Segundo Marta Mitico, presidente da ABEMMI, no início deste ano, o governo brasileiro comunicou à Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Organização das Nações Unidas (ONU) a sua decisão de reintegrar o país ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, e que estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. Por isso, outro importante ponto de discussão será abordado no evento, a xenofobia. Segundo Marta Mitico, o desejo do intercâmbio cultural é um dos maiores motivos de migração para outro país. Porém, o preconceito e a xenofobia ainda são recorrentes, independentemente do fluxo, seja o de ingresso de migrantes no Brasil ou o da saída de brasileiros para o exterior. 

A presidenta da ABEMMI afirma: “é fundamental o contínuo trabalho das autoridades e de toda sociedade civil para motivar o espírito acolhedor para a construção de uma sociedade efetivamente igualitária, diversa, e plural. Quando a xenofobia no Brasil toma forma de agressão, ela é considerada crime. Isso foi definido pela Lei nº 7.716, de janeiro de 1989. Já as ofensas verbais direcionadas a imigrantes podem ser caracterizadas como crime de injúria. Importante que essas tipificações sejam igualmente divulgadas para que qualquer agressão não passe impune. Inclusive, existem vários estudos apontando que a África do Sul, Austrália e Irlanda são, presentemente, os países mais receptivos a brasileiros. Por outro lado, os países mais procurados pelos brasileiros são ainda EUA, Canadá e Portugal”, conclui. 

Isso nos leva a refletir também sobre a volta do Brasil a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, sob o princípio da reciprocidade, um tradicional balizador diplomático internacional. Contudo, Mitico ressalta que esse princípio acaba tendo como norteador um outro aspecto muito importante, o econômico. Equilibrar princípios diplomáticos que exteriorizam a soberania de um País com suas efetivas necessidades econômicas é um desafio de um novo tempo, no qual abrir ou fechar fronteiras continuam a ser um dos mais fortes instrumentos de proteção sanitária, previdenciária e econômica.

Nessa perspectiva, a programação do VIII ABEMMI SUMMIT 2023 contará com um papo aberto para inclusão e outros painéis: Transformação Digital e os Desafios da Humanização do Trabalho Remoto; Geopolítica da Rota do Investimento Estrangeiro e da Migração e Política Nacional de Migração. A expectativa é de que mais de mil pessoas participem do evento. 

O VIII ABEMMI SUMMIT traz aspectos positivos para o futuro do setor, reunindo reflexões e debates importantes entre as autoridades, perante os órgãos públicos e a imprensa, visando levantamentos que beneficiem toda a comunidade brasileira de Mobilidade Global.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464