Rodada de negócios do Smart City Expo Curitiba aproxima empresas do Brasil e de mais seis países

Segundo maior evento de cidades inteligentes do mundo avança no fomento de negócios entre poder público e iniciativa privada gerando potencial de R$ 150 milhões em parcerias comerciais
Segundo maior evento da Fira Barcelona no mundo, atrás apenas da feira espanhola, o Smart City Expo Curitiba 2023 também avançou no fomento aos negócios. A Rodada de Negócios deste ano reuniu interessados de seis países (Suécia, Polônia, Áustria, República Tcheca, Taiwan e Argentina) e de 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Paraíba, Goiás e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Foram mais de 120 reuniões ao longo dos três dias de evento, com mais de 80 empresas atuando diretamente em conversas que apontam para parcerias acima de R$150 milhões.
“O matchmaking alcançou 76% de efetividade, resultando num índice superior a 81% de reuniões aceitas. Para viabilizar as mais de 20 reuniões internacionais, este ano a Rodada de Negócios e o matchmaking contaram com o suporte de uma plataforma internacional, a b2match”, celebra Tulio Alves, executivo de novos negócios do iCities.
Plataforma digital
Em parceria com a Enterprise Europe Network (EEN), o Research Institutes of Sweden (RI.SE), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), também com o apoio da ESTAR Digital, foi possível o cadastro do perfil de cada um dos participantes, bem como seu portfólio e interesses específicos.
Visando a movimentos futuros, o evento continuará ativo na plataforma por dois anos, e os participantes terão acesso a todas as informações nesse período, informa o diretor. “Seus perfis serão armazenados pela plataforma para eventos futuros que utilizem o b2match, como o Smart City Expo Curitiba do ano que vem”, explica.
“Para 2024 o iCities projeta algo ainda melhor, consolidando a presença efetiva dos participantes da Smart Week, a programação de visitas feitas por comitivas de gestores públicos e privados que visitam empresas e entidades nos dias que antecedem o evento principal. Também teremos um espaço ainda maior e atraente no Smart City Expo Curitiba 2024”, antecipa Tulio.
Segundo maior do mundo
Com público recorde de 15 mil pessoas, a quarta edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes reuniu representantes de 450 prefeituras, 26 estados mais o Distrito Federal, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores.
“A gente costuma dizer que tecnologia não é o fim, e sim um meio. O fim é o cidadão que vai se beneficiar dessa tecnologia, seja na área da mobilidade, seja na área da energia, de segurança, para trazer mais qualidade de vida no seu dia a dia, na sua cidade”, explica Caio Castro, sócio-diretor do iCities, hub de negócios que organiza o evento desde 2018 junto à Fira Barcelona.
O potencial de novos negócios gerados nos três dias do Smart City Expo Curitiba 2023 foi de R$ 150 milhões. O valor é quase quatro vezes maior do que o registrado na edição de 2022, quando alcançou R$ 40 milhões. Além disso, o total de público consagrou o evento como o segundo maior do mundo realizado pela Fira Barcelona nos últimos 13 anos, atrás apenas da edição mundial de Barcelona (Espanha).
Sobre o iCities
O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de soluções inteligentes para cidades.