Ovos no palito e chocolates caseiros são opções criativas e econômicas para a Páscoa
Confira a receita de ovos no palito, uma idéia criativa e econômica

Às vésperas da Páscoa, com o preço dos ovos mais caros do que de costume, sem contar o encarecimento no período comemorativo, a busca por ovos artesanais ou produções caseiras também aumentou.
Isso se deve ao preço dos chocolates – que teve sua maior alta em seis anos, com uma inflação acumulada para 12 meses em 13,61%, segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) – mas também a uma maior oferta de informação, possibilidades e cursos que ensinam e mostram as vantagens da fabricação de chocolates caseiros e personalizados para diferentes públicos.
“A alta dos preços dos insumos, atinge toda uma cadeia produtiva e não há quem escape. Entretanto, os ovos artesanais ganham espaço no mercado merecidamente, especialmente, quando se compara preço, tamanho e qualidade”, avalia o diretor acadêmico e supervisor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, Rogério Gobbi.
Criatividade
A possibilidade de gerar renda e de oportunizar uma Páscoa mais “doce” para os familiares são fatores que levaram muitos confeiteiros e confeiteiras a se esforçarem para criar opções de chocolate com preços mais acessíveis, mas trazendo uma experiência bacana.
O chef e professor da disciplina de chocolateria, no curso de Confeitaria do Centro Europeu, Alisson Jory, diz que na hora de comprar, a principal dica é dar preferência para produtores que atuam na fabricação própria de ovos, bombons e outros.
Já para aqueles que se arriscam, por conta própria, em produzir os seus presentes de Páscoa, o chef orienta os confeiteiros a ficarem atentos quanto a qualidade do produto “Saber diferenciar os chocolates nobres da cobertura fracionada, que tem menor qualidade e não requer tanto trabalho com técnicas de manuseio e de temperatura é importante”, reforça Jory.
Entre as ideias de produção estão mini ovos pinhata – que são ovinhos de chocolate, com confetes e mini jujubas, para serem quebrados – ; cones de papel em formato de cenoura com guloseimas dentro; ovos em blister de acetato, contendo bombons e chocolatinhos dentro e; meia casca deitada com brigadeiros dentro e outras.
“Outra sugestão para confeiteiros e amadores é o ovo no palito. Fica super interessante para presentear crianças e adultos”, alerta Jory, que traz a receita abaixo.
Mesa de Páscoa
Os ovos artesanais também poderão compor a decoração da mesa no almoço de Páscoa. A ex-aluna do curso de Personal Welcome do Centro Europeu, Denise Zaitter, lembra que utensílios rústicos, aliados a tons pastéis e unindo flores nos tons mais leves e muito verde, além dos tradicionais ovos decorados, deixa o ambiente suave e bonito. “Coelhinhos, ovos, folhas e flores do próprio jardim poderão compor uma mesa bonita de Páscoa”, sugere Denise.
Confira a receita de ovo no Palito recheado
Ingredientes e materiais.
– 400gr de chocolate meio amargo ou ao leite
– Palitos para pirulito
– Forma de acetato BWB n°1007
-Sugestão de recheio: Doce de leite com amendoim
– 400g de doce de leite pastoso
– 100 gr de amendoim torrado e triturado
Modo de preparo:
1. Derreta do chocolate à 45°C, despeje sobre uma superfície de mármore ou granito e mexa rapidamente até cair para 29°C
2. Recolha novamente para recipiente onde foi derretido, mexendo bem, aplique dentro das forminhas, formando uma casquinha não muito grossa (pode ser feita com o auxílio de um pincel culinário), coloque os palitos de forma que fiquem até a metade do ovinho e leve para a geladeira até cristalizar, se necessário passe mais uma camada de chocolate.
3. Misture o doce de leite com o amendoim, com a ajuda de um saco de confeitar, recheie e una as metades respectivas, utilizando um pouco do chocolate como cola, aguarde cristalizar bem. *Você pode utilizar outros recheios como brigadeiro cremoso, ganaches ou fazê-los inteiros chocolate (maciço).
4. Utilize cobertura fracionada branca ou chocolate nobre branco pré-cristalizado para decorar os ovinhos.
5. Utilize saquinhos transparentes para embalar e fitas coloridas para amarrar.