Brasil assina acordo com STJ para educação de magistrados sobre antissemitismo
Ministros Joel Ilan Paciornik e Mauro Campbell Marques, do STJ, junto a André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil
Cooperação técnica cobrirá temas como antissionismo e banalização do Holocausto para que magistrados usem esses conhecimentos como fonte de decisão
Foi assinado nesta quinta-feira (02 de fevereiro) um acordo de cooperação técnica-científica e cultural realizado entre a StandWithUs Brasil e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), através da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Focada na promoção dos direitos humanos no Brasil, a cooperação técnica cobrirá temas de antissemitismo, antissionismo e discurso de ódio contra Israel, banalização do Holocausto e outros temas relevantes, a fim de que os magistrados utilizem as informações e conteúdos repassados como fonte de decisão em suas atividades.
Ocorrido na sede do STJ em Brasília, o protocolo de assinatura foi acompanhado pelos Ministros Mauro Campbell Marques e Joel Ilan Paciornik, e pelo Secretário-Geral da Enfam, Dr. Jorsenildo Dourado. O acordo de cooperação firmado entre as instituições prevê a aplicação de ações educacionais desenvolvidas e ministradas pela StandWithUs Brasil para o treinamento, aperfeiçoamento e capacitação de juízes de direito e juízes federais brasileiros.
Nas palavras do Ministro Mauro Campbell, “este é um grande passo na formação da magistratura brasileira, na medida em que reforça o compromisso da Enfam no desenvolvimento de políticas educacionais voltadas à promoção dos direitos humanos”.
Para o presidente executivo da StandWithUs, André Lajst, trata-se de um acordo sem precedentes e muito significativo tanto para a organização, representando a comunidade judaica, quanto para o Brasil. “É muito importante poder orientar e trazer informações que temos acesso para que [os magistrados] possam executar, de forma mais específica e transparente, o combate ao racismo e antissemitismo”, ressaltou.