Hoje, 90% das habilidades cobradas pelo mercado de trabalho são socioemocionais, como liderança, cooperação, gestão de tempo, estratégia, tomada de decisões, entre outras

Em agosto deste ano, o Centro Universitário UniDomBosco, instituição do Grupo SEB, implantará gratuitamente um projeto piloto desenvolvido em parceria com o método Super Cérebro. O objetivo é desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes universitários, como liderança, cooperação, gestão de tempo, estratégia, tomada de decisões, entre outras. Além disso, a parceria da instituição com o Grupo Super Cérebro quer desenvolver habilidades cognitivas nos estudantes que realizarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A implantação do método como uma disciplina é uma preocupação vertical do UniDomBosco, pois tem se observado que a questão socioemocional dos alunos ficou mais frágil de dois anos para cá. “Essas habilidades serão essenciais para depois do processo formativo, durante a jornada profissional. Outra situação que consideramos muito relevante é que os alunos representam nossos cursos, materializam o que foi ensinado e aprendido na realização do Enade. Muitos desses alunos têm fragilidades, principalmente na questão lógica”, destaca a reitora do UniDomBosco, Rucieli Toniolo.

O método Super Cérebro trabalha essas habilidades por meio do Soroban (ábaco japonês) e de jogos de tabuleiro premiados e vindos de diversos países. Segundo a diretora comercial do Grupo Super Cérebro, Patrícia Gamba, a visão do UniDomBosco em oferecer aulas do método aos alunos é um grande diferencial. “Hoje, 90% das habilidades cobradas pelo mercado de trabalho são socioemocionais. Muitas vezes essas habilidades já estão descritas no currículo dos profissionais. Os beneficiados pela inclusão do método são os próprios alunos, que conseguirão desenvolver raciocínio lógico, concentração, cálculo mental, além de diversas habilidades socioemocionais”, explica.

Segundo a coordenadora de Planejamento Acadêmico do Ensino Superior da UniDomBosco, doutora Daniela Dover, a implementação das disciplinas é uma preocupação da instituição para melhor formação dos futuros profissionais. “Consideramos fundamental o desenvolvimento das habilidades cognitivas para contribuir e complementar o estudo e preparo do raciocínio dos estudantes, pois a partir do momento que é desenvolvido o treino mental de lógica, é possível aplicá-lo em qualquer situação da vida”, reforça.

Semana Super Cérebro

A fim de apresentar o método aos alunos, o Centro Universitário UniDomBosco realizou a Semana Super Cérebro entre os dias 06 e 10 de junho. Na feira, que aconteceu no campus da instituição, os alunos participaram de uma palestra para apresentação do método, acompanharam uma demonstração de cálculo mental com a bicampeã brasileira de cálculo mental e campeã de Soroban, Sabrina Kanashiro. Em seguida, os universitários jogaram DiXit, um jogo francês utilizado pelo método e que ajuda a desenvolver tomada de decisão e estratégia.

Ao todo, 4 mil alunos passaram pelo estande e tiveram contato com o método. Uma dessas pessoas foi Alessandra dos Santos, estudante de psicologia. “Foi uma experiência maravilhosa. Com certeza o método é interessante para o dia a dia profissional e penso que a inclusão na grade vem agregar e vai fazer a diferença na formação dos alunos”.

Também estudante de psicologia, Guilherme Cardoso enfatiza que o método pode contribuir para sua atuação. “O método é muito bacana, a dinâmica de jogar e lidar com a imaginação de cada pessoa, com a interpretação que cada pessoa tem das cartas, é o que a gente faz na psicologia, pensar como a pessoa pensa para tentar entende-la”, aponta o estudante.

Habilidades socioemocionais é algo que as universidades não conseguem trabalhar no currículo. Ao se graduarem, os alunos saem com a técnica da profissão. Essa parceria busca melhorar a formação dos alunos. Leonardo Monteiro dos Santos, estudante de direito, gosta da ideia de diversificar o conteúdo. “No curso de direito temos muita escrita, leitura, foge um pouco da matemática, o legal do método Super Cérebro é que contribui para o nosso raciocínio lógico, no pensamento rápido, o que para nós, da área de direito, que fazemos várias coisas ao mesmo tempo, é essencial para ajudar na concentração”, ressalta.

Método Super Cérebro

O Super Cérebro é um método de ensino pioneiro na capacitação de crianças, jovens e adultos em competências cognitivas e socioemocionais. O método foi criado a partir de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo realizadas pelo professor Ricardo Lamas, CEO do Grupo Super Cérebro.

“O século 21 exige muito mais do que os conhecimentos de matemática tradicional, português e geografia. Saber lidar com as próprias emoções e ter capacidade de resolver problemas com determinação são exigências cada vez mais presentes na vida em sociedade e no mercado de trabalho”, afirma Lamas.

Em 2012, Ricardo visitou o Japão com uma equipe brasileira de Soroban e trocou experiências com mestres do ábaco japonês. Lamas também foi à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e lá participou do curso The Future of Learning com o neurocientista Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas.

Quando voltou ao Brasil, Lamas desenvolveu o método Super Cérebro, que utiliza técnicas da neurociência e recursos como o Soroban e jogos de tabuleiro para o desenvolvimento de atividades individuais e de habilidades socioemocionais e cognitivas. Hoje, o Grupo Super Cérebro possui operação em todas as regiões do país por meio de uma rede de franquias com mais de 200 unidades e já fez a diferença na vida de milhares de alunos.

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