Há um ano, em 27 de março de 2020, a Secretaria de Saúde de Maringá divulgava os primeiros dois óbitos na cidade por Covid-19. Hoje, são 689 mortes na cidade, 15.750 óbitos no Paraná, 303.000 vítimas no Brasil e 2,76 milhões de mortes no mundo. Em dois atos solenes agora pela manhã, ao Prefeitura presta homenagem às vítimas da doença.

Na sexta-feira, o prefeito Ulisses Maia decretou Luto Oficial de três dias em homenagem à memória das vítimas da Covid-19. Hoje, às 9 horas, o prefeito participará da solenidade de hasteamento a meio mastro das bandeiras na Prefeitura de Maringá. Haverá uma bandeira extra, na cor branca, simbolizando a esperança de dias melhores e o uniforme usado pelos profissionais da saúde.

O hasteamento será realizado também pelo presidente da Câmara Municipal, Mario Hossokawa; pelo comandante do quarto batalhão da Polícia Militar de Maringá, Tenente Coronel Marcio Antonio dos Santos e pelo secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi.

Ulisses Maia solicitou que fossem convidados parentes das primeiras vítimas de Covid-19 em Maringá. Estarão presentes familiares de Rosangela Antunes Machado da Silva e Belchior Martins, que serão homenageados in memoriam.

“Vivemos um momento de dor que atinge as famílias de parentes e amigos vitimados pela doença. Tomamos as providências necessárias para diminuir as chances de contágio e aumentar as possibilidades de tratamento. Estas homenagens mostram que nos importamos com a história de cada vítima e podem contribuir na elaboração do luto das famílias”, explica Ulisses Maia.
O município hasteará bandeiras a meio mastro no Aeroporto, e colocará bandeiras brancas na Rodoviária e Terminal Urbano.

Bosque da Saudade
Também neste sábado, às dez horas, o prefeito Ulisses Maia vai plantar um ipê-roxo no futuro Bosque da Saudade, que está sendo implantado junto ao Parque Linear Rio Samambaia no Jardim Piatã. O projeto prevê que cada família das vítimas da Covid-19 plante uma árvore no local. Serão diversos tipos de muda, inclusive nativas que farão parte da revitalização do fundo de vale do Rio Samambaia.

O Parque Linear Rio Samambaia também terá um Memorial com escultura em homenagem às vítimas da doença. A escolha da obra deverá ser realizada por meio de concurso.

A partir deste sábado, durante três dias, a Catedral de Maringá receberá luz branca. O arcebispo Dom Severino Clasen e o presidente da Ordem dos Pastores, Alexandre Ferrarezi, gravaram vídeos em lembrança e homenagem às vítimas da Covid-19.

Os servidores da Prefeitura que não utilizam uniformes estão sendo convidados a trabalhar, na próxima segunda-feira, com a peça da parte superior do vestuário na cor branca. Outra iniciativa dos servidores está sendo realizada desde o dia 23 deste mês, a entrega de caixas de bombons para os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19.

O que é o Parque Linear
Estão sendo construídos em Maringá dois Parques Lineares, o Rio Samambaia, que abrange os bairros Batel, Campos Elísios, Champagnat e Piatã; e o Ney Braga. Os espaços terão parque infantil, quadras, pomar, estacionamento, pistas de caminhada, Academia da Terceira Idade (ATI) e palco cultural. O Parque Linear Rio Samambaia terá 15 mil metros quadrados.

Serviço: O Parque Linear Rio Samambaia fica na rua Rio Samambaia, quase esquina com a Tuiuti. O bosque da saudade vai margear a Rua Rio São Francisco, onde será plantada a árvore neste sábado, às 10 horas.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]