Internacional

Suíça pede que China remova fake news citando biólogo que ‘provavelmente não existe’

Veículos da mídia estatal da China repercutiram publicações de um biólogo que “provavelmente não existe” (Foto: Pixabay/Divulgação)

Mídia estatal chinesa publicou informações falsas atribuídas a suposto biólogo que questionam investigações sobre as origens da Covid-19

A embaixada da Suíça na China pediu à mídia chinesa para que fossem retiradas do ar publicações e artigos contendo informações falsas atribuídas a um biólogo suíço que “provavelmente não existe”, mostrou reportagem da rede BBC News.

Em uma postagem no Twitter, a Embaixada da Suíça em Beijing alertou para as fake news divulgadas por diversos veículos estatais da China, como CGTNShanghai Daily e Global Times, que citam nos artigos Wilson Edwards, um suposto biólogo de origem suíça crítico à posição dos Estados Unidos na investigação da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre as origens da Covid-19.

“Embora apreciemos a atenção dispensada ao nosso país, a Embaixada da Suíça infelizmente deve informar ao público chinês que esta notícia é falsa”, disse a publicação em uma conta oficial.

A fonte seria o perfil de Facebook do suposto biólogo, que, de acordo com a embaixada suíça, foi aberta há duas semanas e tinha apenas três amigos. No feed, Edwards escreveu que “a investigação foi politizada”, acrescentando que “os EUA estão tão obcecados em atacar a China na questão de localizar a origem do problema, que estão relutantes em abrir os olhos para os dados e descobertas”.

“É provável que esta conta do Facebook não tenha sido aberta para fins de rede social”, acrescentou a embaixada suíça.

De acordo com o governo suíço, não há registro de um cidadão local chamado “Wilson Edwards”, bem como não consta nenhum artigo acadêmico atribuído a este nome no país.

Suíça pede que China remova fake news citando biólogo que ‘provavelmente não existe’
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Topo