Solve For Tomorrow Brasil: relembre os projetos de sustentabilidade da 9ª edição do programa global da Samsung
Tema de destaque desde o lançamento da iniciativa no Brasil, a sustentabilidade tem sido o foco de diversos protótipos
O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, e que está com inscrições abertas para a sua 10ª edição, é conhecido por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem projetos inovadores a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar demandas reais da sociedade. Com coordenação geral do Cenpec, a iniciativa teve a temática de sustentabilidade como destaque nos projetos da 9ª edição, realizada em 2022. Confira abaixo mais detalhes sobre eles.
Sustentabilidade no Solve For Tomorrow Brasil
Os vencedores nacionais da 9ª edição do programa foram os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, localizada em Cascavel, Ceará. A equipe criou um protótipo chamado ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à Arboviroses para combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Em segundo e terceiro lugar da categoria, venceram as equipes de Porto Velho (RO), com a elaboração de uma Biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose, e de Pinheiro (MA), com um protótipo de Horta Magnética, respectivamente.
A Horta Magnética criada pelos alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli (Pinheiro) também ficou entre os projetos vencedores pelo júri popular. Na categoria, também venceu a equipe do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, em Araci (BA). Os alunos criaram um protótipo para a Produção de luvas a partir do Bioplástico produzido com o uso da Agave Sisalana.
Por fim, a equipe da Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, em Coari (AM), recebeu a menção honrosa pela banca julgadora, que reconheceu a relevância da solução proposta frente ao contexto do projeto de Micro Estação Portátil para Tratamento da Água Domiciliar, desenvolvida pelo grupo para levar água potável à população sem acesso a um sistema de tratamento na região.
Outro exemplo de como a sustentabilidade esteve presente em toda a 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil é que, além dos vencedores da edição, houve ainda projetos semifinalistas com ideias inovadoras nesta frente. Entre eles os alunos da Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio, em Nova Andradina (MS), com um protótipo de Embalagens Biodegradáveis como alternativa sustentável à agricultura familiar.
No Estado de São Paulo, outros dois projetos chegaram à semifinal do programa com projetos voltados à sustentabilidade. No município de Franca, os alunos da Escola Estadual Ângelo Scarabucci desenvolveram o Macafiltro, uma solução que usa a planta macaúba para remover agrotóxicos e outros resíduos de insumos agrícolas, de água contaminada, tornando-a apta para consumo humano. Além disso, os estudantes da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, criaram o ISOR’Color, projeto que funciona como alternativa para a reciclagem do isopor.
“Além de estimular o desenvolvimento das habilidades dos participantes, o Solve For Tomorrow é uma iniciativa que aponta os temas de maior relevância na sociedade por meio dos projetos apresentados. Logo, com esse destaque para os protótipos de sustentabilidade que temos observado nos últimos anos, entendemos a importância de atrelar educação e inovação para criar soluções capazes de contribuir com o meio ambiente e, consequentemente, com a saúde do nosso planeta. Estamos ansiosos para conhecer os próximos projetos na 10ª edição do programa”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
“Todos os anos, o conjunto de projetos inscritos no Solve for Tomorrow Brasil dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela ONU”, aponta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “As equipes participantes se mostram capazes não apenas de identificar um desafio e propor respostas, mas de elaborar soluções baseadas em metas locais e globais de sustentabilidade. São iniciativas inovadoras em todos os sentidos: na solução proposta, no olhar para a realidade, nas práticas educativas”.
Inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
Os interessados em participar da décima edição do Solve For Tomorrow podem se inscrever até o dia 12 de julho pelo site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 estudantes do ensino médio. Clique aqui ou acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/como-participar para mais detalhes sobre as inscrições.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Essas e outras novidades sobre a Samsung também podem ser acessadas na Samsung Newsroom Brasil.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.
Sobre o Cenpec
Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.