Direcionado a diretores de escolas estaduais cearenses, evento também marca os dez anos de implementação do Programa Jovem de Futuro no estado

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) e o Instituto Unibanco promovem, nos dias 2 e 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, o “Seminário de diretores – Liderança escolar e aprendizagem: perspectivas para a escola do presente e do futuro”, que marca o avanço contínuo da educação cearense e os dez anos da implementação do programa Jovem de Futuro no estado. Por meio de palestras e painéis temáticos, o evento contará com discussões sobre recomposição das aprendizagens, priorização curricular, liderança na gestão escolar e a importância da avaliação.

Participam do seminário a governadora Izolda Cela; a secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela; a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; a gerente de Implementação de Projetos no Instituto Unibanco, Maju Azevedo; o cientista chefe em Educação Básica no Estado do Ceará, Jorge Lira; e os ex-secretários da Educação Idilvan Alencar, Maurício Holanda e Rogers Mendes. O encontro contará também com a presença da coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lina Kátia, além de importantes nomes do cenário nacional que discutem recomposição das aprendizagens e liderança da gestão escolar.

“A liderança dos gestores escolares foi fundamental para as conquistas educacionais nos últimos anos. Esse seminário será fundamental para a gente avaliar o cenário atual e traçar perspectivas sobre o futuro, renovando o compromisso com a aprendizagem dos nossos jovens”, destaca a Secretária da Educação, Eliana Estrela.

Focado na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação, o programa Jovem de Futuro reúne importantes resultados na melhoria dos índices educacionais das escolas de Ensino Médio do Ceará. No período, o Ideb do estado na etapa foi de 3,4 (2011) para 4,2 pontos (2019).

“A parceria do Instituto Unibanco com a Secretaria da Educação do Ceará, por meio do Jovem de Futuro, trouxe expressivos avanços em termos de gestão e de aprendizagem dos estudantes”, comenta Maju Azevedo, gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco. Segundo ela, os resultados se devem à continuidade, à coerência e à coesão nas políticas educacionais. “A partir das evidências que temos, fica claro que só é possível alcançar resultados positivos e perenes na educação pública a partir de iniciativas de longo prazo, por meio de parcerias de Estado, que tenham continuidade de gestão, independentemente dos resultados eleitorais ao longo de sua duração, e que tenham como objetivo final sua sustentabilidade como política pública educacional. É agir no presente com olhar no longo prazo, uma atuação em décadas buscando transformar gerações”, finaliza.

Metodologia

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o Jovem de Futuro é fundamentado na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes. Sua metodologia, o Circuito de Gestão, é inspirada no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act). Criado exclusivamente para o sistema educacional brasileiro, o Jovem de Futuro incorporou métricas nacionais, o calendário letivo, a estrutura administrativa prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a cultura e a forma de funcionamento das escolas e secretarias. Por meio de uma sequência de ciclos, o Circuito de Gestão propicia a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, promovendo assim o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: da secretaria de educação, das regionais de ensino e das escolas.

Avaliação de impacto

O programa tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. Este universo, extremamente diverso e em larga escala, permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos. O modelo, importantíssimo para basear políticas públicas em evidências, é semelhante ao desenvolvido pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados pelo Nobel de Economia em 2019.

Serviço | Seminário de Diretores – Liderança escolar e aprendizagem: perspectivas para a escola do presente e do futuro

Data: 2 e 3 de junho, a partir das 8h

Local: Centro de Eventos do Ceará – Salão Almofala. Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz. Entrada mais próxima é pelo portão C.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

 

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