Entre os dias 06 e 10 de junho, o Super Cérebro irá apresentar o método aos 4 mil alunos do Centro Universitário UniDomBosco e abordará a importância de desenvolver soft skills exigidas pelo mercado de trabalho

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) exige cada vez mais o raciocínio lógico de quem está concluindo o curso de graduação. De acordo com a publicação do Diário Oficial da União (DOU), neste ano as áreas de conhecimento avaliadas são as vinculadas ao Ano III do 6º ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A fim de preparar os alunos para o exame, o Centro Universitário UniDomBosco, em Curitiba, instituição do Grupo SEB, fechou uma parceria com o Grupo Super Cérebro. Por meio desta parceria, será realizada a Semana Super Cérebro entre os dias 06 e 10 de junho. Na feira, que acontece no campus da instituição, será montado um estande onde os alunos poderão conhecer o método, que utiliza o Soroban (ábaco japonês) e jogos de tabuleiro para desenvolver o raciocínio lógico e as soft skills.

“Durante toda a semana, a equipe pedagógica do Super Cérebro também entrará em sala para apresentar aos quase quatro mil alunos do Centro Universitário UniDomBosco as técnicas do Soroban e jogos de tabuleiro que contribuem para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho”, explica a diretora pedagógica do Grupo Super Cérebro, Vanessa Lima.

A gerente de Planejamento Acadêmico do Ensino Superior da UniDomBosco, doutora Daniela Dover, conta que quando foi apresentada a proposta do Super Cérebro ficou encantada, pois é possível agregar muito aos alunos. “Consideramos fundamental o desenvolvimento das habilidades cognitivas para contribuir e complementar o estudo e preparo do raciocínio do aluno para o Enade. Esperamos que nossos alunos aproveitem esta iniciativa e parceria com o Super Cérebro”, afirma.

A parceria entre a instituição de ensino e o Super Cérebro busca trazer resultados positivos aos alunos, principalmente os estudantes de cursos de exatas. Vanessa destaca que o Soroban é uma ótima ferramenta para o aprendizado de cálculo e construção de contas. “O Japão é um polo de tecnologia, mas não abre mão da utilização do Soroban, que é a base para construção da tecnologia. Sem o conhecimento da lógica, não é possível chegar à construção da tecnologia, por exemplo”, garante Vanessa.

No estande também haverá apresentação da Bicampeã brasileira de cálculo mental e Soroban, Sabrina Kanashiro, que há 15 anos utiliza a ferramenta. “Comecei a utilizar o Soroban aos sete anos, e hoje consigo realizar cálculos de milhões rapidamente. Com certeza é possível que os alunos que vão prestar o exame neste ano obtenham melhores resultados ao utilizar o ábaco japonês, pois é uma forma de se sentir confiante na hora de desenvolver diferentes tipos de cálculos”, afirma.

O evento também tem o objetivo de mostrar aos alunos a importância das soft skills. Hoje, 90% das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho são socioemocionais, algo que as universidades não conseguem trabalhar no currículo. O método Super Cérebro, desenvolvido com base na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, ajuda a desenvolver essas habilidades, como trabalho em equipe, gestão de tempo, organização e relacionamento interpessoal por meio de jogos de tabuleiro. Daniela complementa que desenvolver soft skills nos alunos é um item agregador ao conhecimento específico oferecido. “Sabemos que hoje em dia o que diferencia o recém-formado no mercado de trabalho são as soft skills”, finaliza.

Além dos alunos do Centro Universitário UniDomBosco, estudantes do terceirão visitarão o evento para conhecer o método. Durante o evento, o Grupo Super Cérebro irá sortear brindes, além de preparar uma programação com música ao vivo e entretenimento para os visitantes.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]