Educação

Prova Paraná, aplicada via online, foi um fiasco novamente

A Prova Paraná, que é realizada todo ano, para avaliar os alunos da rede estadual, novamente demonstrou ser um fracasso. A aplicação iria acontecer no dia de hoje. A empresa, contratada para aplicar o teste, foi a Universidade Federal de Juiz de Fora, recebendo a quantia de R$ 13.465.530,69.

A mesma prova já foi aplicada e o resultado já se encontra disponibilizada na rede. Navegando pela internet, um dos alunos da rede pública do Paraná, descobriu a prova e já divulgou o resultado.  Renato Feder comprou uma prova com gabarito na rede.

A instituição tem contrato com a Secretária de Educação desde o dia 30 de outubro de 2019.
Ao que tudo indica, o governo do estado contratou, por dispensa de licitação, uma empresa para fazer um formulário do Google, que hoje qualquer professor da rede estadual faz com uma mão nas costas, e mesmo assim na hora da prova todos os alunos do Estado do Paraná não conseguiram realizar por insuficiência do servidor de dados.

Segundo informação, o sistema travou com a grande quantidade de alunos que acessaram o sistema para fazer a prova. O servidor contratado travou, não suportou a quantidade de acessos simultaneamente.

Com o travamento, houve confusão e teve casos em que mãe discutiu com a filha achando que não queria fazer a prova. A solução, no caso foi ligar para a escola e conversar com a pedagoga e só assim, a mãe deixou de brigar com a filha, após ouvir que o sistema estava travado em todo o estado. O problema causou confusão em todo o Paraná.

Os alunos que foram para a escola porque não tem internet em casa, também ficaram sem fazer as provas, causando aglomeração e correndo o risco de ser contaminado pelo coronavírus. Novamente, o fiasco da Prova Paraná, estoura nas costas dos professores, pedagogos e diretores. Foram eles, que tiveram que trabalhar rápido para apagar o incêndio causado pela instituição responsável em avaliar os alunos de todo o Paraná.

Na região norte do Paraná, os professores e os alunos, foram dispensados e vão retornar as escolas amanhã para aplicar a Prova do Paraná.  Isso se não tiver outros contratempos.

 

Comunicado da SEED sobre o ocorrido

O CAED está com problemas nos servidores. Vamos dar um intervalo de 30 minutos para os alunos e depois disso eles retornam fazer a Atividade Paraná.

Prezados (as)

Hoje, dia 09 de junho, está sendo realizada a Atividade Paraná Diagnóstica 2021 em todas as escolas estaduais do Paraná.

A participação de todos é muito importante, pois, por meio dela, poderemos ter dados concretos de como estão nossos estudantes durante esse processo de ensino remoto.

Então, é importante reforçar que a Atividade Paraná Diagnóstica 2021 é realizada hoje, dia 09 de junho, mas, em virtude de eventuais situações técnicas que dificultem sua realização hoje, informamos que, para esses estudantes, a plataforma ficará aberta também nos dias 10 e 11 de junho.

Resumindo, nossos estudantes terão hoje (09/06), 10/06 e 11/06 para realizar a atividade.
Contamos com a participação e a colaboração de todos.

Boa atividade!

Yuri
Coordenador de Avaliação SEED.

Prova Paraná, aplicada via online, foi um fiasco novamente
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas

Topo