Projeto realizado em favela da capital paulista recebe o prêmio InovaInfra 2023

Com auxílio de scanners portáteis da CPE Tecnologia, a empresa Sondotécnica implementou um novo processo de mapeamento de moradias para viabilizar uma obra de saneamento no Córrego Antonico, em Paraisópolis

Com o uso do Zeb Horizon, scanners portáteis da CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, a Sondotécnica Engenharia, que realiza o gerenciamento de obras em diversos assentamentos de interesse social, foi premiada na categoria Habitação Social da 4ª edição do prêmio InovaInfra – Inovação na Engenharia e Infraestrutura 2023.

O prêmio, que visa evidenciar ações inovadoras desenvolvidas e aplicadas em obras por companhias do ramo de engenharia, reconheceu os resultados positivos do projeto ‘Inovação para laudos de avaliação de moradias em favela’, que possibilitou a leitura externa e interna das moradias da comunidade de Paraisópolis, auxiliando na geração de imagens precisas do local. Com isso, foi possível identificar as residências que precisam ser retiradas para a obra de saneamento do Córrego Antonico e estimar com facilidade os valores de indenização que devem ser pagos aos moradores.

De acordo com o CEO da CPE Tecnologia, Rogério Neves, essa premiação é muito importante para reforçar o quanto as inovações tecnológicas podem auxiliar no andamento de grandes projetos de infraestrutura. “O Zeb Horizons é um equipamento capaz de escanear 300 mil pontos por segundo em ambientes fechados. Com isso, é possível saber com precisão a metragem de cada ambiente e outras especificações”, diz.

O laudo de avaliação de moradias é embasado nos valores a serem pagos às pessoas que são retiradas de suas casas por conta de obras. “Para isso, normalmente, é preciso apresentar no documento um levantamento das plantas com especificações técnicas de cada construção, uma tarefa complicada por conta das irregularidades comuns que há em residências localizadas em comunidades”, explica o executivo, que complementa dizendo que “com o Zeb Horizons, esse processo é muito mais rápido e preciso”.

Até o final de 2023, a Prefeitura de São Paulo prevê investir cerca de R$ 1,5 bilhão em obras para a prevenção de desastres causados por chuvas. “Esse tipo de ação pode resultar em remoção de famílias de suas casas e esse não pode ser um processo muito demorado, pois essas pessoas precisam ser indenizadas com agilidade para buscar outras moradias”, finaliza Neves.

Sobre a CPE Tecnologia

A CPE Tecnologia atua no mercado de soluções para geotecnologia desde 1974 e é pioneira na implantação de algumas tecnologias no mercado brasileiro. Com nove unidades próprias (MG, SP, SC, PR, RJ, PE, RN, GO e BA) e mais de 30 licenciadas distribuídas pelo país, a companhia fornece aos clientes treinamentos para o uso correto dos equipamentos e cursos ministrados por especialistas. Além da capacitação, a corporação oferece aos compradores ou locatários de equipamentos assistência técnica especializada, serviço premium cujo objetivo é assegurar a manutenção e o reparo de equipamentos com peças e calibrações originais dos fabricantes, além da garantia. Por conta do relevo acidentado do Brasil e do grande número de encostas, barragens, usinas hidrelétricas, florestas e outras áreas de risco, a CPE Tecnologia está preparada para analisar tendências e trabalhar para prevenir catástrofes ambientais, atuando em situações de emergência. A empresa também atua em parceria com equipes de vigilância ambiental, fornecendo equipamentos para o monitoramento da Floresta Amazônica, em trabalho conjunto com Exército, Incra, institutos nacionais e o Corpo de Bombeiros.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464