Projeto que declara a Música Cristã Gospel como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná avança na Assembleia
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, nesta terça-feira (17), em segundo turno de votação, o projeto de lei 357/2023, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (REPUBLICANOS), junto com outros deputados, que declara “Música Cristã Gospel Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná”. O objetivo é reforçar a importância que esse gênero musical passou a ter nos últimos anos.
“A música cristã gospel é uma manifestação cultural de origem religiosa, um gênero musical composto e produzido para expressar a crença cristã, individual ou comunitária. A música gospel é composta e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, principalmente com o motivo religioso ou cerimonial”, traz a justificativa do projeto.
A deputada cantora Mara Lima, que tem 40 anos de ministério e conhece bem a indústria musical religiosa, destaca a importância do reconhecimento desse gênero musical como Patrimônio Cultural do Estado do Paraná: “a música gospel é uma ferramenta cultural muito eficiente de evangelização e divulgação da Palavra de Deus. É uma manifestação cultural legítima e pura expressão de fé e devoção”.
Prêmios e Festivais
A música cristã contemporânea tem recebido investimentos de grandes gravadoras. Em 2011, o Troféu Promessa, criado com o apoio da Rede Globo, passou a premiar os talentos da música gospel. Também, foi criado o Festival Promessas, que reúne conhecidos cantores e grupos musicais gospel. Temos ainda o Festival VEM – Voz, Evangelização e Música. Neste segmento musical, o Estado do Paraná tem revelado grandes artistas para o Brasil e para o mundo.